A adesão do Brasil ao Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA) nos anos 2.000, impulsionou significativamente o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) em toda a federação nacional. Além disso, estimulou a consolidação e criação de sistemas de avaliação próprios em estados e municípios. Esses esforços visavam antecipar os resultados das avaliações externas para acompanhar melhor os processos educacionais. Este artigo analisa as contribuições das avaliações externas para a prática pedagógica por meio da formação continuada de professores. Com base em literatura especializada e obras de referência a exemplo de: (Afonso (2009, 2012), Alvarse & Chappaz, (2021), Bonamino, (2002;2012), Bauer, (2015;2017; 2019), Esteves, (2017), Nóvoa, (1992) e Rodrigues, (2017), entre outros. Neste trabalho discute-se aspectos que podem aprimorar o trabalho docente e, consequentemente, o desempenho dos alunos. A formação continuada fornece aos professores conhecimentos e habilidades atualizados, essenciais para atender às demandas educacionais contemporâneas. Isso inclui pedagogias inovadoras, estratégias de gestão de sala de aula e metodologias de avaliação. As evidências sugerem que a formação continuada de professores é um componente crucial para melhorar os resultados das avaliações externas. Portanto, os formuladores de políticas educacionais devem priorizar investimentos em programas de formação continuada de alta qualidade para todos os professores. Esses programas devem ser baseados em pesquisas, atender às necessidades específicas dos professores e estimular interações colaborativas e momentos de reflexão. As avaliações externas podem ser ferramentas valiosas para identificar áreas de melhoria nos sistemas educacionais. No entanto, é essencial usar os resultados dessas avaliações para informar e orientar a formação continuada de professores. Ao fornecer aos professores o conhecimento, as habilidades, as práticas de ensino e a motivação necessários, a formação continuada pode contribuir significativamente para melhorar o desempenho dos alunos e alcançar melhores resultados nas avaliações externas.