Este estudo trata de uma pesquisa com perspectiva de natureza qualitativa que investiga o projeto de extensão Vestibulinho desenvolvido por professores e graduandos dos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, Química, Informática e Matemática do IFTM campus Uberaba e Uberaba Parque Tecnológico. Nesse projeto, com a supervisão de um professor efetivo, os licenciandos assumem a sala de aula e ensinam estudantes da comunidade, vindos de escolas públicas, que estejam cursando o 9º ano do Ensino Fundamental em Uberaba e região. O objetivo central do projeto reside na expansão da experiência pedagógica dos licenciandos, concomitantemente à provisão de suporte acadêmico e preparação para o ingresso nos cursos do IFTM aos estudantes da comunidade. Busca-se assim, mitigar a disparidade na concorrência entre os candidatos provenientes de escolas públicas e privadas no acesso à referida instituição de ensino. Dessa forma, o objetivo principal desta pesquisa foi compreender os principais desafios e as contribuições formativas para os estudantes de licenciatura proporcionados pelo projeto de extensão Vestibulinho. O corpus com o material empírico investigado foi constituído por quatro Relatórios Finais escritos por estudantes bolsistas e entregues à Coordenação de Extensão, nos anos 2022 e 2023. Dessa forma, uma análise documental permitiu elencar os pontos comuns e mais relevantes dos relatórios para compor os resultados da pesquisa. Como resultado, os licenciandos revelaram os desafios de conhecer e explorar as ferramentas digitais, uma vez que as aulas presenciais foram intercaladas com aulas síncronas online. Apontaram a importância de aproximação com os estudantes da comunidade para conhecer suas dificuldades e expectativas. Além disso, revelaram que o projeto proporciona autonomia e liberdade para conduzir o processo educativo e oportuniza experienciar situações reais da prática docente.