AMPLIANDO HORIZONTES: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO PROJETO VESTIBULINHO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109460 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 839 "inscrito_id" => 6941 "titulo" => "AMPLIANDO HORIZONTES: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO PROJETO VESTIBULINHO" "resumo" => "Este estudo trata de uma pesquisa com perspectiva de natureza qualitativa que investiga o projeto de extensão Vestibulinho desenvolvido por professores e graduandos dos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, Química, Informática e Matemática do IFTM campus Uberaba e Uberaba Parque Tecnológico. Nesse projeto, com a supervisão de um professor efetivo, os licenciandos assumem a sala de aula e ensinam estudantes da comunidade, vindos de escolas públicas, que estejam cursando o 9º ano do Ensino Fundamental em Uberaba e região. O objetivo central do projeto reside na expansão da experiência pedagógica dos licenciandos, concomitantemente à provisão de suporte acadêmico e preparação para o ingresso nos cursos do IFTM aos estudantes da comunidade. Busca-se assim, mitigar a disparidade na concorrência entre os candidatos provenientes de escolas públicas e privadas no acesso à referida instituição de ensino. Dessa forma, o objetivo principal desta pesquisa foi compreender os principais desafios e as contribuições formativas para os estudantes de licenciatura proporcionados pelo projeto de extensão Vestibulinho. O corpus com o material empírico investigado foi constituído por quatro Relatórios Finais escritos por estudantes bolsistas e entregues à Coordenação de Extensão, nos anos 2022 e 2023. Dessa forma, uma análise documental permitiu elencar os pontos comuns e mais relevantes dos relatórios para compor os resultados da pesquisa. Como resultado, os licenciandos revelaram os desafios de conhecer e explorar as ferramentas digitais, uma vez que as aulas presenciais foram intercaladas com aulas síncronas online. Apontaram a importância de aproximação com os estudantes da comunidade para conhecer suas dificuldades e expectativas. Além disso, revelaram que o projeto proporciona autonomia e liberdade para conduzir o processo educativo e oportuniza experienciar situações reais da prática docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID6941_TB839_06042024122139.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WELLINGTON JOSÉ CUSTÓDIO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "WELLINGTON" "autor_email" => "wellington@iftm.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO (UFTM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109460 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 839 "inscrito_id" => 6941 "titulo" => "AMPLIANDO HORIZONTES: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO PROJETO VESTIBULINHO" "resumo" => "Este estudo trata de uma pesquisa com perspectiva de natureza qualitativa que investiga o projeto de extensão Vestibulinho desenvolvido por professores e graduandos dos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, Química, Informática e Matemática do IFTM campus Uberaba e Uberaba Parque Tecnológico. Nesse projeto, com a supervisão de um professor efetivo, os licenciandos assumem a sala de aula e ensinam estudantes da comunidade, vindos de escolas públicas, que estejam cursando o 9º ano do Ensino Fundamental em Uberaba e região. O objetivo central do projeto reside na expansão da experiência pedagógica dos licenciandos, concomitantemente à provisão de suporte acadêmico e preparação para o ingresso nos cursos do IFTM aos estudantes da comunidade. Busca-se assim, mitigar a disparidade na concorrência entre os candidatos provenientes de escolas públicas e privadas no acesso à referida instituição de ensino. Dessa forma, o objetivo principal desta pesquisa foi compreender os principais desafios e as contribuições formativas para os estudantes de licenciatura proporcionados pelo projeto de extensão Vestibulinho. O corpus com o material empírico investigado foi constituído por quatro Relatórios Finais escritos por estudantes bolsistas e entregues à Coordenação de Extensão, nos anos 2022 e 2023. Dessa forma, uma análise documental permitiu elencar os pontos comuns e mais relevantes dos relatórios para compor os resultados da pesquisa. Como resultado, os licenciandos revelaram os desafios de conhecer e explorar as ferramentas digitais, uma vez que as aulas presenciais foram intercaladas com aulas síncronas online. Apontaram a importância de aproximação com os estudantes da comunidade para conhecer suas dificuldades e expectativas. Além disso, revelaram que o projeto proporciona autonomia e liberdade para conduzir o processo educativo e oportuniza experienciar situações reais da prática docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID6941_TB839_06042024122139.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WELLINGTON JOSÉ CUSTÓDIO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "WELLINGTON" "autor_email" => "wellington@iftm.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO (UFTM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }