Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AQUARELANDO A ALFABETIZAÇÃO NO CAP-UFRR: PROPOSTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM A PARTIR DA VALORIZAÇÃO MUSICAL LOCAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111113
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3151
    "inscrito_id" => 11433
    "titulo" => "AQUARELANDO A ALFABETIZAÇÃO NO CAP-UFRR: PROPOSTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM A PARTIR DA VALORIZAÇÃO MUSICAL LOCAL"
    "resumo" => "Este trabalho foi produzido interdisciplinarmente com crianças do primeiro ano do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Roraima (CAp-UFRR), com a proposta de desenvolver saberes dos diferentes componentes curriculares a partir da valorização na arte e da literatura locais, além da compreensão da sua contribuição para o desenvolvimento cultural de Roraima e da Amazônia. As canções interpretadas pela artista roraimense Euterpe no álbum “Colorindo” (2019), voltado para o público infantil, foram utilizadas como um gênero facilitador do processo de ensino-aprendizagem e da alfabetização dos estudantes. A proposta deste disco é propiciar canções que despertem a imaginação da criança em uma aquarela musical lúdica e divertida, com objetivo de valorizar e construir um cancioneiro infantil amazônico e ressaltando as cores da Amazônia. A fim de, principalmente, propiciar um espaço de conhecimento, escuta, compreensão, leitura e escrita, pesquisa, interpretação, produção e construção de apresentação visual, musical e corporal, as músicas que compõem o álbum foram apresentadas e abordadas nas propostas dos componentes curriculares proporcionando reflexões, mensagens, rimas e danças autorais. Consideramos a música no seu sentido artístico, comunicativo e educativo. Durante o processo, foram priorizadas metodologias ativas, por meio das quais as docentes atuaram como propositoras e os discentes tiveram autonomia para criar e modificar, brincar e significar a alfabetização a partir das produções apresentadas. A culminância do projeto resultou na produção de aquarelas, coreografias e brincadeiras que foram socializadas pelas crianças com a comunidade escolar na ação de extensão "Cores e Linguagens: Literatura em/de Roraima", no ano de 2023."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID11433_TB3151_27102024192749.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JÚLIA MEDEIROS DANTAS"
    "autor_nome_curto" => "Júlia Dantas"
    "autor_email" => "julia.dantas@ufrr.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA (UFRR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111113
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3151
    "inscrito_id" => 11433
    "titulo" => "AQUARELANDO A ALFABETIZAÇÃO NO CAP-UFRR: PROPOSTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM A PARTIR DA VALORIZAÇÃO MUSICAL LOCAL"
    "resumo" => "Este trabalho foi produzido interdisciplinarmente com crianças do primeiro ano do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Roraima (CAp-UFRR), com a proposta de desenvolver saberes dos diferentes componentes curriculares a partir da valorização na arte e da literatura locais, além da compreensão da sua contribuição para o desenvolvimento cultural de Roraima e da Amazônia. As canções interpretadas pela artista roraimense Euterpe no álbum “Colorindo” (2019), voltado para o público infantil, foram utilizadas como um gênero facilitador do processo de ensino-aprendizagem e da alfabetização dos estudantes. A proposta deste disco é propiciar canções que despertem a imaginação da criança em uma aquarela musical lúdica e divertida, com objetivo de valorizar e construir um cancioneiro infantil amazônico e ressaltando as cores da Amazônia. A fim de, principalmente, propiciar um espaço de conhecimento, escuta, compreensão, leitura e escrita, pesquisa, interpretação, produção e construção de apresentação visual, musical e corporal, as músicas que compõem o álbum foram apresentadas e abordadas nas propostas dos componentes curriculares proporcionando reflexões, mensagens, rimas e danças autorais. Consideramos a música no seu sentido artístico, comunicativo e educativo. Durante o processo, foram priorizadas metodologias ativas, por meio das quais as docentes atuaram como propositoras e os discentes tiveram autonomia para criar e modificar, brincar e significar a alfabetização a partir das produções apresentadas. A culminância do projeto resultou na produção de aquarelas, coreografias e brincadeiras que foram socializadas pelas crianças com a comunidade escolar na ação de extensão "Cores e Linguagens: Literatura em/de Roraima", no ano de 2023."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID11433_TB3151_27102024192749.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JÚLIA MEDEIROS DANTAS"
    "autor_nome_curto" => "Júlia Dantas"
    "autor_email" => "julia.dantas@ufrr.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA (UFRR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este trabalho foi produzido interdisciplinarmente com crianças do primeiro ano do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Roraima (CAp-UFRR), com a proposta de desenvolver saberes dos diferentes componentes curriculares a partir da valorização na arte e da literatura locais, além da compreensão da sua contribuição para o desenvolvimento cultural de Roraima e da Amazônia. As canções interpretadas pela artista roraimense Euterpe no álbum “Colorindo” (2019), voltado para o público infantil, foram utilizadas como um gênero facilitador do processo de ensino-aprendizagem e da alfabetização dos estudantes. A proposta deste disco é propiciar canções que despertem a imaginação da criança em uma aquarela musical lúdica e divertida, com objetivo de valorizar e construir um cancioneiro infantil amazônico e ressaltando as cores da Amazônia. A fim de, principalmente, propiciar um espaço de conhecimento, escuta, compreensão, leitura e escrita, pesquisa, interpretação, produção e construção de apresentação visual, musical e corporal, as músicas que compõem o álbum foram apresentadas e abordadas nas propostas dos componentes curriculares proporcionando reflexões, mensagens, rimas e danças autorais. Consideramos a música no seu sentido artístico, comunicativo e educativo. Durante o processo, foram priorizadas metodologias ativas, por meio das quais as docentes atuaram como propositoras e os discentes tiveram autonomia para criar e modificar, brincar e significar a alfabetização a partir das produções apresentadas. A culminância do projeto resultou na produção de aquarelas, coreografias e brincadeiras que foram socializadas pelas crianças com a comunidade escolar na ação de extensão "Cores e Linguagens: Literatura em/de Roraima", no ano de 2023.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.