Este trabalho foi produzido interdisciplinarmente com crianças do primeiro ano do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Roraima (CAp-UFRR), com a proposta de desenvolver saberes dos diferentes componentes curriculares a partir da valorização na arte e da literatura locais, além da compreensão da sua contribuição para o desenvolvimento cultural de Roraima e da Amazônia. As canções interpretadas pela artista roraimense Euterpe no álbum “Colorindo” (2019), voltado para o público infantil, foram utilizadas como um gênero facilitador do processo de ensino-aprendizagem e da alfabetização dos estudantes. A proposta deste disco é propiciar canções que despertem a imaginação da criança em uma aquarela musical lúdica e divertida, com objetivo de valorizar e construir um cancioneiro infantil amazônico e ressaltando as cores da Amazônia. A fim de, principalmente, propiciar um espaço de conhecimento, escuta, compreensão, leitura e escrita, pesquisa, interpretação, produção e construção de apresentação visual, musical e corporal, as músicas que compõem o álbum foram apresentadas e abordadas nas propostas dos componentes curriculares proporcionando reflexões, mensagens, rimas e danças autorais. Consideramos a música no seu sentido artístico, comunicativo e educativo. Durante o processo, foram priorizadas metodologias ativas, por meio das quais as docentes atuaram como propositoras e os discentes tiveram autonomia para criar e modificar, brincar e significar a alfabetização a partir das produções apresentadas. A culminância do projeto resultou na produção de aquarelas, coreografias e brincadeiras que foram socializadas pelas crianças com a comunidade escolar na ação de extensão "Cores e Linguagens: Literatura em/de Roraima", no ano de 2023.