A etnomatemática está entre as tendências em Educação Matemática que têm sido alvo de muitas discussões e investigações nos últimos anos. Este estudo, partindo de tais reflexões e considerando a importância que há em se discutir acerca da diversidade de saberes etnomatemáticos, especialmente para se pensar sobre possibilidades de inclusão dessa diversidade em sala de aula, teve por objetivo investigar saberes e fazeres etnomatemáticos presentes na profissão de pedreiro da construção civil. Para tal, foi realizada uma investigação qualitativa que buscou por tais saberes e fazeres, tendo o questionário como meio para coleta de informações, e como participante um pedreiro atuante na construção civil na cidade de Sumé - Paraíba. As informações coletadas enfocam desde o modo de calcular quantidades de materiais, garantir a precisão das estruturas construídas, planejar obras e visualizar os resultados finais, até percepções acerca da relação entre conhecimentos teóricos e práticos na profissão. Nessa perspectiva, este estudo, na tentativa de compreender mais acerca da etnomatemática da profissão pedreiro, procurou também registrá-la como um importante saber humano, podendo ser apresentado em sala de aula de matemática na escola básica como ponto de partida para o estudo de conceitos matemáticos, de modo a tornar os estudos matemáticos mais contextualizados e significativos, podendo ainda proporcionar aos alunos uma experiência mais abrangente acerca da diversidade de etnomatemáticas, permitindo-lhes compreender melhor as etnomatemáticas em diversos contextos, a exemplo da construção civil.