O presente estudo é fruto de um trabalho de iniciação científica, o qual envolve o ensino sobre reciclagem baseado na abordagem Educação em Ciência- Tecnologia e Sociedade ( CTS) . Diante disso, tomamos como objetivo investigar a forma como a temática de reciclagem é abordada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC )e nos livros didáticos de ciências dos anos iniciais, sob a perspectiva da abordagem em CTS. Diante disso, realizamos uma pesquisa de natureza qualitativa e do tipo documental, utilizando como fontes a Base Nacional Curricular Comum e uma coleção de livros didáticos de ciências aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático ( PNLD). Para a coleta dos dados obtidos, utilizamos como estratégia metodológica a análise do conteúdo. Os resultados apontam que na BNCC é trabalhado somente no 5° ano do ensino fundamental o assunto sobre reciclagem. Logo, o ensino de reciclagem com uma abordagem na educação CTS é importante já que no dia-a-dia é nítido que a ciência e a tecnologia trabalham em conjunto com a sociedade,então entendes -se que a abordagem CTS vinculada com a temática de reciclagem mais especificamente nos anos iniciais é essencial na formação cidadã já que ele a ter um pensamento crítico entre esses assuntos que envolvem ciência, tecnologia e sociedade como o meio ambiente, educação entre outros.