INICIAÇÃO AO FUTSAL COMO MÉTODO NO APERFEIÇOAMENTO MOTOR E INTERAÇÃO SOCIAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM BASE NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111823 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4203 "inscrito_id" => 10103 "titulo" => "INICIAÇÃO AO FUTSAL COMO MÉTODO NO APERFEIÇOAMENTO MOTOR E INTERAÇÃO SOCIAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM BASE NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II" "resumo" => "De acordo com a BNCC, o futsal está presente na Educação Física escolar como um esporte de invasão que trabalha aspectos motores, intelectuais, cognitivos e de socialização dos alunos. Assim, o presente estudo se estabeleceu a partir da experiência obtida durante o estágio supervisionado II do curso de Educação Física da Universidade Federal do Pará, com turmas do Ensino Fundamental nos anos finais. Nesse sentido, o relato teve como objetivo analisar como ocorreu o processo de aperfeiçoamento motor e interação social entre os alunos, com a prática da modalidade futsal, pois observou-se uma carência de socialização e pouca habilidade motora da turma nas aulas de Educação Física. Deste modo, o referencial teórico-metodológico se justifica em como o esporte pode contribuir com a formação dos adolescentes no âmbito escolar e não somente focar em treinamento e técnicas táticas, mas os valores morais e inclusão de todos, de maneira mais reflexiva, critica para o desenvolvimento motor, mental e social, baseada na pesquisa qualitativa aplicando a técnica de observação participativa. A partir disto, utilizou-se uma iniciação ao futsal como método nesse seguimento, na qual envolveu atividades com seus fundamentos básicos: passe, recepção, finalização e condução, por meio de circuitos individuais, em dupla ou coletivo. Mediante isso, os objetivos foram alcançados no decorrer das análises e tarefas, como, comunicação e melhora na coordenação motora da turma, além do feedback positivo dos alunos por intermédio de uma roda de conversa. Entende-se que a Educação Física Escolar é necessária, já que se trata de um componente essencial na formação de um aluno. Dessarte ao incorporar o esporte que assume o papel à medida que constrói práticas e hábitos saudáveis, além de seu caráter lúdico do qual reveste seu ensino, tornando-se mais atraente para o aprendizado." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID10103_TB4203_04102024223554.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIELE BRAGA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "LUCIELE BRAGA" "autor_email" => "lucielebragacombraga@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111823 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4203 "inscrito_id" => 10103 "titulo" => "INICIAÇÃO AO FUTSAL COMO MÉTODO NO APERFEIÇOAMENTO MOTOR E INTERAÇÃO SOCIAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM BASE NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II" "resumo" => "De acordo com a BNCC, o futsal está presente na Educação Física escolar como um esporte de invasão que trabalha aspectos motores, intelectuais, cognitivos e de socialização dos alunos. Assim, o presente estudo se estabeleceu a partir da experiência obtida durante o estágio supervisionado II do curso de Educação Física da Universidade Federal do Pará, com turmas do Ensino Fundamental nos anos finais. Nesse sentido, o relato teve como objetivo analisar como ocorreu o processo de aperfeiçoamento motor e interação social entre os alunos, com a prática da modalidade futsal, pois observou-se uma carência de socialização e pouca habilidade motora da turma nas aulas de Educação Física. Deste modo, o referencial teórico-metodológico se justifica em como o esporte pode contribuir com a formação dos adolescentes no âmbito escolar e não somente focar em treinamento e técnicas táticas, mas os valores morais e inclusão de todos, de maneira mais reflexiva, critica para o desenvolvimento motor, mental e social, baseada na pesquisa qualitativa aplicando a técnica de observação participativa. A partir disto, utilizou-se uma iniciação ao futsal como método nesse seguimento, na qual envolveu atividades com seus fundamentos básicos: passe, recepção, finalização e condução, por meio de circuitos individuais, em dupla ou coletivo. Mediante isso, os objetivos foram alcançados no decorrer das análises e tarefas, como, comunicação e melhora na coordenação motora da turma, além do feedback positivo dos alunos por intermédio de uma roda de conversa. Entende-se que a Educação Física Escolar é necessária, já que se trata de um componente essencial na formação de um aluno. Dessarte ao incorporar o esporte que assume o papel à medida que constrói práticas e hábitos saudáveis, além de seu caráter lúdico do qual reveste seu ensino, tornando-se mais atraente para o aprendizado." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID10103_TB4203_04102024223554.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIELE BRAGA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "LUCIELE BRAGA" "autor_email" => "lucielebragacombraga@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }