De acordo com a BNCC, o futsal está presente na Educação Física escolar como um esporte de invasão que trabalha aspectos motores, intelectuais, cognitivos e de socialização dos alunos. Assim, o presente estudo se estabeleceu a partir da experiência obtida durante o estágio supervisionado II do curso de Educação Física da Universidade Federal do Pará, com turmas do Ensino Fundamental nos anos finais. Nesse sentido, o relato teve como objetivo analisar como ocorreu o processo de aperfeiçoamento motor e interação social entre os alunos, com a prática da modalidade futsal, pois observou-se uma carência de socialização e pouca habilidade motora da turma nas aulas de Educação Física. Deste modo, o referencial teórico-metodológico se justifica em como o esporte pode contribuir com a formação dos adolescentes no âmbito escolar e não somente focar em treinamento e técnicas táticas, mas os valores morais e inclusão de todos, de maneira mais reflexiva, critica para o desenvolvimento motor, mental e social, baseada na pesquisa qualitativa aplicando a técnica de observação participativa. A partir disto, utilizou-se uma iniciação ao futsal como método nesse seguimento, na qual envolveu atividades com seus fundamentos básicos: passe, recepção, finalização e condução, por meio de circuitos individuais, em dupla ou coletivo. Mediante isso, os objetivos foram alcançados no decorrer das análises e tarefas, como, comunicação e melhora na coordenação motora da turma, além do feedback positivo dos alunos por intermédio de uma roda de conversa. Entende-se que a Educação Física Escolar é necessária, já que se trata de um componente essencial na formação de um aluno. Dessarte ao incorporar o esporte que assume o papel à medida que constrói práticas e hábitos saudáveis, além de seu caráter lúdico do qual reveste seu ensino, tornando-se mais atraente para o aprendizado.