Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS REPRESENTAÇÃO DO DESENHO INFANTIL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 09 - Educação infantil
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111100
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3134
    "inscrito_id" => 1714
    "titulo" => "AS REPRESENTAÇÃO DO DESENHO INFANTIL"
    "resumo" => "Refletir sobre o desenho da criança é identificar o mundo de imaginação e reconhecer a forma como a criança expressa suas emoções, sentimentos e necessidades. O desenvolvimento do desenho da criança passa por diversas fases, apesar das diferenças individuais. Entretanto, é oportuno saber quais são as fases do desenho da criança e como reconhecer a representação do desenho infantil? O presente estudo busca refletir o desenho infantil como espaço de aprendizagens infantil, identificar as caracteristicas e fases do desenho infantil, reconhecer suas dimensões para que possamos potencializar as experiências e as aprendizagens infantis. O estudo se estrutura na abordagem qualitativa, no qual construímos os aprofundamentos teóricos a partir das contribuições de Brasil. (1998; 2017), Cox, (2012), Luquet (1969), Mèredieu, (2017), Moreira, (2008), Piaget,( 2010) e Vigotski, (2019), dentre outros que ajudaram na construção de olhares e consistência teórica sobre o desenho infantil. É possível reconhecer que os benefícios possibilitados para as crianças através do desenho, são muitos, a medida que facilita as aprendizagens, desperta e potencializa a criatividade, colabora para o processo de integração e socialização da criança. O professor que atua na Educação Infantil precisa ter conhecimento das fases de desenvolvimento do desenho infantil, pois assim terá condições de analisar as produções artísticas de seus alunos, auxiliando na aprendizagem e não cobrando habilidades que as crianças ainda não adquiriram. Tal como o processo de andar, em que antes a criança engatinha, depois fica em pé até conseguir andar. No desenho ela primeiro, rabisca, em seguida se sente motivada a deixar marcas, no chão, na parede e outras superfícies, começa então a fazer formas como o círculo até alcançar progressivamente as fases seguintes de desenhos mais definidos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID1714_TB3134_22042024132352.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROBERIO FERREIRA NOBRE"
    "autor_nome_curto" => "Robério Nobre"
    "autor_email" => "roberiofnobre@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111100
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3134
    "inscrito_id" => 1714
    "titulo" => "AS REPRESENTAÇÃO DO DESENHO INFANTIL"
    "resumo" => "Refletir sobre o desenho da criança é identificar o mundo de imaginação e reconhecer a forma como a criança expressa suas emoções, sentimentos e necessidades. O desenvolvimento do desenho da criança passa por diversas fases, apesar das diferenças individuais. Entretanto, é oportuno saber quais são as fases do desenho da criança e como reconhecer a representação do desenho infantil? O presente estudo busca refletir o desenho infantil como espaço de aprendizagens infantil, identificar as caracteristicas e fases do desenho infantil, reconhecer suas dimensões para que possamos potencializar as experiências e as aprendizagens infantis. O estudo se estrutura na abordagem qualitativa, no qual construímos os aprofundamentos teóricos a partir das contribuições de Brasil. (1998; 2017), Cox, (2012), Luquet (1969), Mèredieu, (2017), Moreira, (2008), Piaget,( 2010) e Vigotski, (2019), dentre outros que ajudaram na construção de olhares e consistência teórica sobre o desenho infantil. É possível reconhecer que os benefícios possibilitados para as crianças através do desenho, são muitos, a medida que facilita as aprendizagens, desperta e potencializa a criatividade, colabora para o processo de integração e socialização da criança. O professor que atua na Educação Infantil precisa ter conhecimento das fases de desenvolvimento do desenho infantil, pois assim terá condições de analisar as produções artísticas de seus alunos, auxiliando na aprendizagem e não cobrando habilidades que as crianças ainda não adquiriram. Tal como o processo de andar, em que antes a criança engatinha, depois fica em pé até conseguir andar. No desenho ela primeiro, rabisca, em seguida se sente motivada a deixar marcas, no chão, na parede e outras superfícies, começa então a fazer formas como o círculo até alcançar progressivamente as fases seguintes de desenhos mais definidos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID1714_TB3134_22042024132352.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROBERIO FERREIRA NOBRE"
    "autor_nome_curto" => "Robério Nobre"
    "autor_email" => "roberiofnobre@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Refletir sobre o desenho da criança é identificar o mundo de imaginação e reconhecer a forma como a criança expressa suas emoções, sentimentos e necessidades. O desenvolvimento do desenho da criança passa por diversas fases, apesar das diferenças individuais. Entretanto, é oportuno saber quais são as fases do desenho da criança e como reconhecer a representação do desenho infantil? O presente estudo busca refletir o desenho infantil como espaço de aprendizagens infantil, identificar as caracteristicas e fases do desenho infantil, reconhecer suas dimensões para que possamos potencializar as experiências e as aprendizagens infantis. O estudo se estrutura na abordagem qualitativa, no qual construímos os aprofundamentos teóricos a partir das contribuições de Brasil. (1998; 2017), Cox, (2012), Luquet (1969), Mèredieu, (2017), Moreira, (2008), Piaget,( 2010) e Vigotski, (2019), dentre outros que ajudaram na construção de olhares e consistência teórica sobre o desenho infantil. É possível reconhecer que os benefícios possibilitados para as crianças através do desenho, são muitos, a medida que facilita as aprendizagens, desperta e potencializa a criatividade, colabora para o processo de integração e socialização da criança. O professor que atua na Educação Infantil precisa ter conhecimento das fases de desenvolvimento do desenho infantil, pois assim terá condições de analisar as produções artísticas de seus alunos, auxiliando na aprendizagem e não cobrando habilidades que as crianças ainda não adquiriram. Tal como o processo de andar, em que antes a criança engatinha, depois fica em pé até conseguir andar. No desenho ela primeiro, rabisca, em seguida se sente motivada a deixar marcas, no chão, na parede e outras superfícies, começa então a fazer formas como o círculo até alcançar progressivamente as fases seguintes de desenhos mais definidos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.