Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O RECONHECIMENTO DAS MÚLTIPLAS INFÂNCIAS EM PAULO FREIRE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 09 - Educação infantil
0 of 0
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112474 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5117 "inscrito_id" => 15176 "titulo" => "O RECONHECIMENTO DAS MÚLTIPLAS INFÂNCIAS EM PAULO FREIRE" "resumo" => "O presente estudo propõe um diálogo sobre as infâncias nas obras de Paulo Freire, apesar da infância não ser o enfoque de seus livros, observou-se uma contribuição acerca da valorização de uma infância livre e autônoma. Metodologicamente, utilizou-se de uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa fundamentada em Lakatos e Marconi (2003), assim, mediante a realização de uma pesquisa bibliográfica, foi possível realizar um mapeamento do que os autores dizem sobre a temática afim de contribuir com a literatura existente e consequente difusão dos estudos. Desse modo, realizou-se uma pesquisa sistematizada em uma interface entre Freire (2001) e autores da Sociologia da Infância, tais como: Corsaro (2011) e Sarmento (2004) e Kramer (2000). O objetivo foi identificar na obra do autor aspectos/conceitos que remetiam ao reconhecimento das infâncias múltiplas.Como resultados preliminares evidenciou-se que nas obras de Freire o reconhecimento das infâncias ocorre quando fala sobre a curiosidade menina, do perguntar como ato político e revolucionário, quando valoriza a infância de forma a pensar que um educador de sucesso em sua prática precisa manter vivo essa essência da infância, desse modo, é possível encontrar várias referências a infância, e isso se dá em uma perspectiva de infância livre, autônoma corroborando com a teoria que não há apenas uma infância, mas múltiplas infâncias em uma interseccionalidade de raça, cor, etnia, dentre outros contextos.O presente estudo propõe um diálogo sobre as infâncias nas obras de Paulo Freire, apesar da infância não ser o enfoque de seus livros, observou-se uma contribui" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID15176_TB5117_04102024170039.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAYSE LEITE PEREIRA" "autor_nome_curto" => "Dayse Leite" "autor_email" => "dayse_atm@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112474 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5117 "inscrito_id" => 15176 "titulo" => "O RECONHECIMENTO DAS MÚLTIPLAS INFÂNCIAS EM PAULO FREIRE" "resumo" => "O presente estudo propõe um diálogo sobre as infâncias nas obras de Paulo Freire, apesar da infância não ser o enfoque de seus livros, observou-se uma contribuição acerca da valorização de uma infância livre e autônoma. Metodologicamente, utilizou-se de uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa fundamentada em Lakatos e Marconi (2003), assim, mediante a realização de uma pesquisa bibliográfica, foi possível realizar um mapeamento do que os autores dizem sobre a temática afim de contribuir com a literatura existente e consequente difusão dos estudos. Desse modo, realizou-se uma pesquisa sistematizada em uma interface entre Freire (2001) e autores da Sociologia da Infância, tais como: Corsaro (2011) e Sarmento (2004) e Kramer (2000). O objetivo foi identificar na obra do autor aspectos/conceitos que remetiam ao reconhecimento das infâncias múltiplas.Como resultados preliminares evidenciou-se que nas obras de Freire o reconhecimento das infâncias ocorre quando fala sobre a curiosidade menina, do perguntar como ato político e revolucionário, quando valoriza a infância de forma a pensar que um educador de sucesso em sua prática precisa manter vivo essa essência da infância, desse modo, é possível encontrar várias referências a infância, e isso se dá em uma perspectiva de infância livre, autônoma corroborando com a teoria que não há apenas uma infância, mas múltiplas infâncias em uma interseccionalidade de raça, cor, etnia, dentre outros contextos.O presente estudo propõe um diálogo sobre as infâncias nas obras de Paulo Freire, apesar da infância não ser o enfoque de seus livros, observou-se uma contribui" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID15176_TB5117_04102024170039.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAYSE LEITE PEREIRA" "autor_nome_curto" => "Dayse Leite" "autor_email" => "dayse_atm@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O presente estudo propõe um diálogo sobre as infâncias nas obras de Paulo Freire, apesar da infância não ser o enfoque de seus livros, observou-se uma contribuição acerca da valorização de uma infância livre e autônoma. Metodologicamente, utilizou-se de uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa fundamentada em Lakatos e Marconi (2003), assim, mediante a realização de uma pesquisa bibliográfica, foi possível realizar um mapeamento do que os autores dizem sobre a temática afim de contribuir com a literatura existente e consequente difusão dos estudos. Desse modo, realizou-se uma pesquisa sistematizada em uma interface entre Freire (2001) e autores da Sociologia da Infância, tais como: Corsaro (2011) e Sarmento (2004) e Kramer (2000). O objetivo foi identificar na obra do autor aspectos/conceitos que remetiam ao reconhecimento das infâncias múltiplas.Como resultados preliminares evidenciou-se que nas obras de Freire o reconhecimento das infâncias ocorre quando fala sobre a curiosidade menina, do perguntar como ato político e revolucionário, quando valoriza a infância de forma a pensar que um educador de sucesso em sua prática precisa manter vivo essa essência da infância, desse modo, é possível encontrar várias referências a infância, e isso se dá em uma perspectiva de infância livre, autônoma corroborando com a teoria que não há apenas uma infância, mas múltiplas infâncias em uma interseccionalidade de raça, cor, etnia, dentre outros contextos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.