O presente artigo tem a finalidade de relatar as experiências de formações continuadas em serviço, para docentes dos anos finais, em santa luzia do Pará, relacionada a temática metodologias ativas. O trabalho busca relatar as experiências formativas e construção de um itinerário formativo, no município para o fomento de boas práticas e inovação nas metodologias utilizadas pelos professores, com foco na aprendizagem ativa e aluno no centro do processo de ensino e aprendizagem. O trabalho tem uma abordagem qualitativa, do tipo participante, apoiando-se nos estudos de Severino (2017), e com aporte teórico levando em consideração as afirmativas de Bacich, Tanzi Neto e Trevisani (2015), Moran (2018), bem como Jonathan Bergmann (2018), Leia Adriana, Iraci Silva, Marcos Antonio, Paulo Alberto(2021). O estudo ganha destaque, pois permite repensar o “fazer” docente, mediante desafios em sala de aula, bem como as possibilidades de inovação e tecnologia, iniciada em pequena escala. Ainda nesse contexto, o trabalho também favorece uma análise de como as formações continuadas em serviço são essenciais para o desenvolvimento e diversificação de metodologia, para uma aprendizagem ativa dos alunos. Os resultados indicam que as formações contribuíram significativamente para o repensar e fazer docente, dessa forma contribuindo para a diversidade de práticas, em sala de aula. O trabalho também nos mostra os desafios dos docentes em mediar o ensino por meio de metodologias ativas, uma emergência atual.