Esta pesquisa tem como objetivo central refletir sobre a importância do papel do Profissional de Apoio Escolar (PAE) no processo educativo da criança autista. Do ponto de vista metodológico, este estudo foi realizado a partir de uma abordagem qualitativa, com caráter exploratório, e se fundamentou em pesquisas bibliográficas e documental sobre a temática. Portanto, o referencial teórico que embasa esta investigação é composto por Kupfer (2013), Magalhães (2002), Cunha (2013), Silva (2020), Rocha e Cruz (2017), Sousa (2019), Mantoan (2003), entre outros autores que refletem sobre a Educação Inclusiva e a atuação dos profissionais da educação no contexto escolar. A pesquisa de campo foi essencial para a construção deste trabalho, a qual foi conduzida em duas instituições de ensino da rede municipal de Nova Russas/CE, sendo uma de Educação Infantil e outra contemplando os anos iniciais do Ensino Fundamental. Como técnicas de coleta de dados, foram realizadas observações e entrevistas com 4 professoras da Educação Infantil, 4 professoras do Ensino Fundamental, 8 PAEs e 8 mães das crianças que estavam sendo acompanhadas em sala de aula. Os dados coletados foram analisados, com base na Análise de Conteúdo de Bardin (1977). Como resultados, destacam-se: a romantização do transtorno, excluindo a potencialidade da criança autista; e as demandas educacionais das PAEs em sala, em contrapartida com a falta de formação técnica. Portanto, faz-se necessário refletir sobre o desenvolvimento e valorização desse profissional, por meio do reconhecimento e da regulamentação trabalhista, além de uma formação que habilite sua atuação frente ao auxílio à criança autista.