O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA) NA ESCOLA ESTADUAL DE TEMPO INTEGRAL JOÃO MATHEUS BARBOSA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110816 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2724 "inscrito_id" => 9552 "titulo" => "O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA) NA ESCOLA ESTADUAL DE TEMPO INTEGRAL JOÃO MATHEUS BARBOSA" "resumo" => "Este estudo aborda o desenvolvimento do ensino de matemática para estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) na Escola Estadual de Tempo Integral João Matheus Barbosa. A pesquisa tem três objetivos principais: analisar o atual ensino de matemática para crianças com TEA, investigar a abordagem dos professores diante desse novo desafio e avaliar a inclusão desses estudantes em sala de aula. A metodologia utilizada envolve um estudo de caso e revisão bibliográfica, com referências de autores como Bardin (2011), Bosa (2006), Belisário (2010), Cunha (2011), Ferreira (2012) e Freire (2002). Os resultados da pesquisa destaca o comprometimento e a dedicação dos profissionais da educação, que têm se adaptado e criado espaços para a inclusão de estudantes com TEA. Pretende-se com esse estudo enfatizar que a inclusão é possível e que os estudantes com TEA são tão especiais quanto qualquer outra criança, necessitando de abordagens diferenciadas que promovam equidade a empatia e utilizem métodos diversos para facilitar seu acesso e permanência na escola. O artigo também ressaltará o esforço dos docentes em proporcionar uma educação significativa, onde os estudantes compreendam e vejam sentido no que estão aprendendo. Além disso, abordará a visão dos professores sobre esse trabalho e como a inclusão vem sendo efetivada na escola, demonstrando a importância de uma abordagem inclusiva e centrada no aluno para o sucesso educacional de todos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID9552_TB2724_17042024091041.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CACIA SIMONE ARRAES" "autor_nome_curto" => "CACIA" "autor_email" => "caciaarraes@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110816 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2724 "inscrito_id" => 9552 "titulo" => "O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA) NA ESCOLA ESTADUAL DE TEMPO INTEGRAL JOÃO MATHEUS BARBOSA" "resumo" => "Este estudo aborda o desenvolvimento do ensino de matemática para estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) na Escola Estadual de Tempo Integral João Matheus Barbosa. A pesquisa tem três objetivos principais: analisar o atual ensino de matemática para crianças com TEA, investigar a abordagem dos professores diante desse novo desafio e avaliar a inclusão desses estudantes em sala de aula. A metodologia utilizada envolve um estudo de caso e revisão bibliográfica, com referências de autores como Bardin (2011), Bosa (2006), Belisário (2010), Cunha (2011), Ferreira (2012) e Freire (2002). Os resultados da pesquisa destaca o comprometimento e a dedicação dos profissionais da educação, que têm se adaptado e criado espaços para a inclusão de estudantes com TEA. Pretende-se com esse estudo enfatizar que a inclusão é possível e que os estudantes com TEA são tão especiais quanto qualquer outra criança, necessitando de abordagens diferenciadas que promovam equidade a empatia e utilizem métodos diversos para facilitar seu acesso e permanência na escola. O artigo também ressaltará o esforço dos docentes em proporcionar uma educação significativa, onde os estudantes compreendam e vejam sentido no que estão aprendendo. Além disso, abordará a visão dos professores sobre esse trabalho e como a inclusão vem sendo efetivada na escola, demonstrando a importância de uma abordagem inclusiva e centrada no aluno para o sucesso educacional de todos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID9552_TB2724_17042024091041.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CACIA SIMONE ARRAES" "autor_nome_curto" => "CACIA" "autor_email" => "caciaarraes@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }