A IMPORTÂNCIA DO TEXTO LITERÁRIO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR LEITOR: REFLEXÕES SOBRE ITINERÁRIOS FORMATIVOS
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111147 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3195 "inscrito_id" => 1610 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO TEXTO LITERÁRIO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR LEITOR: REFLEXÕES SOBRE ITINERÁRIOS FORMATIVOS" "resumo" => "A formação continuada de professores vem ganhando novos itinerários e percepções sobre o que está sendo proposto nesse processo formativo que efetivamente subsidie o docente na prática com crianças na educação infantil, considerando esta etapa da educação básica como um momento valioso de formação integral do sujeito. O presente artigo traz um relato de experiência sobre a importância da leitura literária na formação continuada de um grupo de professoras da educação infantil do município de Jacaré dos Homens, Alagoas. Na exposição, objetiva-se descrever as vivências das atividades teórico-práticas dos docentes com o texto literário, durante os quatro encontros formativos, bem como a importância de refletir sobre os itinerários formativos na formação do professor leitor. A análise das experiências se ancoram em um estudo de abordagem qualitativa descritiva, por meio de técnica de observação e questionários destinados às professoras participantes. As reflexões suscitadas buscam amparo nos estudos de Cosson (2018), Nóvoa (2023), Abramovich (2004), Zilberman (2004), Vigotski (1993), Freire (2017). Os resultados sinalizam para a importância do texto literário na formação do professor leitor, crítico, sensível e capaz de refletir sobre sua própria prática, considerando a interação, relação e vivência, a partir da leitura literária como importante instrumento na construção de itinerários formativos mais significativos para professores que atuam com as crianças na primeira etapa da educação básica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID1610_TB3195_27102024190040.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SIMÔNICA MARIA ROCHA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Simônica Maria" "autor_email" => "simonicamrocha@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111147 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3195 "inscrito_id" => 1610 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO TEXTO LITERÁRIO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR LEITOR: REFLEXÕES SOBRE ITINERÁRIOS FORMATIVOS" "resumo" => "A formação continuada de professores vem ganhando novos itinerários e percepções sobre o que está sendo proposto nesse processo formativo que efetivamente subsidie o docente na prática com crianças na educação infantil, considerando esta etapa da educação básica como um momento valioso de formação integral do sujeito. O presente artigo traz um relato de experiência sobre a importância da leitura literária na formação continuada de um grupo de professoras da educação infantil do município de Jacaré dos Homens, Alagoas. Na exposição, objetiva-se descrever as vivências das atividades teórico-práticas dos docentes com o texto literário, durante os quatro encontros formativos, bem como a importância de refletir sobre os itinerários formativos na formação do professor leitor. A análise das experiências se ancoram em um estudo de abordagem qualitativa descritiva, por meio de técnica de observação e questionários destinados às professoras participantes. As reflexões suscitadas buscam amparo nos estudos de Cosson (2018), Nóvoa (2023), Abramovich (2004), Zilberman (2004), Vigotski (1993), Freire (2017). Os resultados sinalizam para a importância do texto literário na formação do professor leitor, crítico, sensível e capaz de refletir sobre sua própria prática, considerando a interação, relação e vivência, a partir da leitura literária como importante instrumento na construção de itinerários formativos mais significativos para professores que atuam com as crianças na primeira etapa da educação básica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID1610_TB3195_27102024190040.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SIMÔNICA MARIA ROCHA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Simônica Maria" "autor_email" => "simonicamrocha@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }