A formação continuada de professores vem ganhando novos itinerários e percepções sobre o que está sendo proposto nesse processo formativo que efetivamente subsidie o docente na prática com crianças na educação infantil, considerando esta etapa da educação básica como um momento valioso de formação integral do sujeito. O presente artigo traz um relato de experiência sobre a importância da leitura literária na formação continuada de um grupo de professoras da educação infantil do município de Jacaré dos Homens, Alagoas. Na exposição, objetiva-se descrever as vivências das atividades teórico-práticas dos docentes com o texto literário, durante os quatro encontros formativos, bem como a importância de refletir sobre os itinerários formativos na formação do professor leitor. A análise das experiências se ancoram em um estudo de abordagem qualitativa descritiva, por meio de técnica de observação e questionários destinados às professoras participantes. As reflexões suscitadas buscam amparo nos estudos de Cosson (2018), Nóvoa (2023), Abramovich (2004), Zilberman (2004), Vigotski (1993), Freire (2017). Os resultados sinalizam para a importância do texto literário na formação do professor leitor, crítico, sensível e capaz de refletir sobre sua própria prática, considerando a interação, relação e vivência, a partir da leitura literária como importante instrumento na construção de itinerários formativos mais significativos para professores que atuam com as crianças na primeira etapa da educação básica.