Este artigo se desenvolve em relação as problemáticas da saúde mental dos professores de matemática nas escolas do município de Prado durante a pandemia. Destaca-se o impacto psicológico único enfrentado por esses educadores, incluindo os desafios específicos relacionados ao ensino e aprendizado da matemática em um ambiente remoto ou híbrido e também as estratégias e medidas adotadas por esses professores para a adaptação profissional e pessoal. Foram coletados dados por meio de entrevistas e questionários com os educadores, onde apresentaram, de forma aberta e objetiva, suas opiniões e estratégias referentes ao ensino hibrido ou remoto. São discutidos os fatores contribuintes para o aumento do estresse e da ansiedade, como a adaptação a novas tecnologias e a pressão para manter o desempenho acadêmico dos alunos de acordo com as orientações do município. O artigo debate novas estratégias de apoio e intervenção, adaptadas às necessidades desses professores de matemática de forma especifica a cada realidade escolar, e destaca a importância de políticas locais que reconheçam e abordem os desafios únicos enfrentados por essa comunidade educacional enfatizando medidas benéficas que podem ser aproveitadas e descartando as maléficas de forma a corrigi-las. A conclusão enfatiza a urgência de promover a saúde mental dos professores de matemática em Prado, garantindo assim um ambiente de trabalho saudável e sustentável para esses profissionais, evidenciando propostas e estratégias que possam servir de aprendizado para futuros graduandos da área.