O presente estudo tem como objetivo refletir sobre as percepções de professores/as e estudantes acerca do processo de ensino e aprendizagem na/da Educação de Jovens e Adultos (EJA) a partir da realidade de estudantes da modalidade em uma escola pública de Floriano-PI. No referencial teórico, dialogamos com os seguintes autores: Libâneo (2012), Gadotti (2006), Freire (2021) e Moura (2003). A partir do objetivo proposto, optamos pela abordagem de pesquisa qualitativa, com natureza explicativa e pesquisa de campo. Para a produção dos dados, foram utilizados um questionário e entrevistas com professoras e estudantes. Os resultados mostraram que a EJA é uma modalidade de ensino que abre oportunidades para estudantes de todas as idades, sexo, cultura, religião, raça e etnia, com o intuito de disponibilizar o ingresso no ensino pela primeira vez e o regresso de estudantes que já estudaram em alguma época da sua vida e evadiram da sala de aula. As dificuldades que os estudantes enfrentam na sala de aula envolvem a leitura e a escrita, por estarem nos Anos iniciais, mas com as metodologias utilizadas pelas professoras em sala de aula, aos poucos, vão desenvolvendo os atos de leitura e escrita. As professoras partícipes da pesquisa trabalham seus métodos com o foco em fortalecer os processos de ensino e aprendizagem, incentivando os estudantes a ler o mundo, a palavra e, também, a escrever a partir da sua realidade e das suas experiências.