A educação em tempo integral pública brasileira está passando por um novo ciclo decorrente das políticas educacionais do atual Governo Federal. Debates conceituais, elaboração de políticas e implantação dessa modalidade ocorrem já há algum tempo no Brasil, tendo como marco inicial O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova: A Reconstrução Educacional no Brasil - ao Povo e ao Governo (1932). Contudo, poucas experiências tem apresentado longevidade e expansão como no município de Arapiraca – AL. Em 2007 o governo municipal iniciou um programa local de escolas em tempo integral. Atualmente, essa rede tem 11 escolas e mais 5 unidades educacionais aos quais os alunos são levados para a realização de aulas do currículo diversificado: Centro de Cultura Corporal, Escola de Artes, Planetário e Casa da Ciência, Escola de Circo e Escola do Campo. Portanto, cabe analisar as características dessa política municipal para verificação de caráter educacional dessa experiência em face daquilo que se está consolidado como educação integral e em tempo integral. Note, o Manifesto [...] (1932), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica (2013) e a Base Nacional Comum Curricular (2018) não fazem distinção explícita das ideias de Ensino Integral, Escola em Tempo Integral e Formação Integral. No entanto, essas expressões convergem para um entendimento de conceito uno - Educação Integral - sob a perspectiva da educação do século XXI, principalmente quando se verifica a tendência mundial de reorganização do currículo como uma adequação às lógicas de organização educacional decorrentes das transformações pelas quais a sociedade globalizada tem passado no bojo das inovações tecnológicas e de acúmulos de conhecimentos. Quer dizer, na ideia de Educação Integral estão contidas múltiplas dimensões de processos educacionais, sobretudo a organização curricular que impõe as necessidades de ampliação da jornada escolar e de componentes curriculares para além do desenvolvimento intelectual, que contemple mais fundamentos do desenvolvimento. Nesse sentido, a pesquisa analisa a experiência prática de Arapiraca, contemplando dados, informações e normas sobre organização, desde aspectos conceituais, gestão escolar e de profissionais, organização do currículo e da grade curricular, planejamento de ensino e de atividades coletivas, resultados de desempenho e diagnósticos.