O processo de globalização da sociedade atual torna a aprendizagem de uma língua adicional, principalmente a língua inglesa (considerada Língua Franca), um requisito imprescindível para certas áreas de atuação profissional, inclusive no meio educacional. Com a difusão das escolas bilíngues, a abordagem CLIL - Content and Language Integrated Learning (cuja sigla em português significa Aprendizagem Integrada de Língua e Conteúdo) permite o ensino de idiomas contextualizado sejam sob o enfoque inter, trans ou pluridisciplinar. Diante desse contexto, o presente trabalho tem como objetivo realizar um levantamento do estado da questão do ensino de Ciências para o Ensino Fundamental por meio dessa abordagem e é parte de uma dissertação que está sendo desenvolvida na linha de pesquisa de Formação e Práticas docentes em contextos de Ensino de Ciências Naturais e Matemática do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade de Blumenau (PPGECIM – FURB). Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico em bases de dados nacionais de dissertações (Portal da Pós-graduação FURB, BDTD, Catálogos e Dissertações da CAPES e Oasisbr) e artigos científicos (Scielo, Periódicos CAPES). Nesta busca foram identificados 12 trabalhos nacionais nos últimos 10 anos que tratam da abordagem de interesse, no âmbito do Ensino Fundamental. Tanto que apenas 3 dos trabalhos encontrados são da área da Educação enquanto 7 são da área de Letras ou Linguística e 1 é da área da Gestão Educacional, e nenhum está inserido na área de Ensino. Entendemos que se fazem necessárias investigações mais consistentes para validar a adoção dessa abordagem de forma transversal na educação básica, mais especificamente vinculada às práticas educativas de Ciências no ensino fundamental.