Este projeto, foi realizado por três graduandos de Letras – Português, através de formas inovadoras de ensino e produção, e autoria dos estudantes com o intuito da formação cidadã completa, enquanto atuei como Supervisora, através do Pibid, UFPel. Fez-se, a partir dos resultados de um questionário diagnóstico, atividades que instigassem a criatividade dos alunos. Foram levados, para facilitar ainda mais a produção, para além da leitura, livros literários para dentro da sala de aula, de modo que, ao final, produzissem um livro próprio deles, oficializando sua autoria. Os resultados do questionário diagnóstico mostraram onde os nossos esforços deveriam ser direcionados. A forma descontraída de tratar assuntos sérios levou a uma maior liberdade dos alunos para falarem sobre suas próprias perspectivas acadêmicas. Toda a produção, no fim, foi disponibilizada na forma de um livreto, onde todos puderam, satisfatoriamente, compartilhar e se orgulhar de suas próprias produções. O entusiasmo dos estudantes demonstra que, mesmo em uma turma que não parece demonstrar interesse, este pode ser, sempre, revelado e explorado. A turma na qual o projeto foi implementado demonstrou interesse em participar das atividades, apesar de ter expressado descontentamento em relação à disciplina de Língua Portuguesa nos questionários diagnósticos aplicados no primeiro dia de visita à turma. No primeiro encontro com os estudantes, foi promovido um diálogo aberto sobre as experiências individuais dos alunos em relação às metodologias de ensino que vivenciaram ao longo dos anos escolares, bem como suas preferências e aversões a essa matéria. A partir dessa conversa, estabeleceu-se como objetivo principal desenvolver uma prática pedagógica diferenciada, concentrando-se nos eixos da análise linguística, leitura, produção textual e oralidade. Além disso, buscou-se integrar os conhecimentos adquiridos com os conteúdos que a professora de Língua Portuguesa estava lecionando.