Este artigo versa sobre o tema educação musical e autismo. Objetiva apresentar reflexões sobre a especificidade do ensino musical voltado para crianças e adolescentes autista, e as perspectivas e desafios dos professores de música para o acolhimento e o desenvolvimento das práticas pedagógicas. Para exploração e argumentação do tema, traz os estudos da deficiência, a perspectiva da neurodiversidade, a conceitualização de capacitismo e as diretrizes da educação inclusiva. Para tanto, essa pesquisa de natureza qualitativa utiliza uma metodologia de revisão bibliográfica narrativa. Desta forma, traz para a discussão as concepções acerca do autismo, conceito e contextualização do ensino de música no campo da educação musical não formal. Com base nos estudos e reflexões, observar-se que, no âmbito da educação musical não formal, é de extrema importância ampliar as discussões sobre a compreensão da deficiência, a partir de uma perspectiva de diversidade e neurodiversidade e o importante papel do professor frente à inclusão. Nesse sentido, a educação musical inclusiva requer esforços contínuos para modernizar e reestruturar as escolas de música, bem como para capacitar os professores para o ensino de música para indivíduos autistas. Esse desafio também se estende à função acadêmica de expandir e aprofundar pesquisas sobre o tema, indo além do modelo biomédico da deficiência.