A Educação Especial é a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, quando é falado em educação inclusiva é também pensado numa perspectiva que assume que a educação é para todos de forma integral e que o sistema educativo deve fortalecer-se continuamente para alcançar todos os alunos, devendo ser capaz de identificar, a cada momento, as barreiras que impedem a construção, participação e a aprendizagem de todos os alunos e procurar encontrar o modo de as superar. A pesquisa tem como problema: quais as ações institucionais para formação de docentes na educação inclusiva. Como principal objetivo a avaliação inclusiva das ações institucionais a partir da formação dos professores. A pesquisa é caracterizada por sendo bibliográfica, assim, trata-se de uma pesquisa descritiva, exploratória, de abordagem qualitativa. Diante do que foi escrito, o objetivo deste trabalho é avaliar de forma inclusiva as ações institucionais a partir da formação dos docentes, a fim de fazer acontecer uma educação inclusiva de qualidade, como também os principais desafios enfrentados pelos docentes e as estratégias de ensino utilizadas pelos mesmos para o processo de inclusão destes alunos, abordando também a importância da escola para o desenvolvimento dos discentes.