Neste estudo, é abordada a questão da igualdade e do reconhecimento das mulheres no campo da matemática, onde sua presença foi historicamente reprimida, em alguns casos, ainda é atualmente. Apesar dos progressos alcançados, a mentalidade patriarcal continua presente, o que se reflete na escassa representatividade feminina nos livros didáticos. Esses recursos educacionais desempenham um papel fundamental na promoção de valores políticos e culturais, incluindo o destaque das contribuições das mulheres para a história da matemática. Diante desse cenário, a pesquisa analisa os livros didáticos e como eles abordam a presença e as contribuições femininas para a matemática, com o objetivo de identificar possíveis vieses patriarcais. O método utilizado é qualitativo, com caráter bibliográfico, mediante a uma abordagem sistemática de avaliação dos livros do ensino fundamental, abrangendo quatro níveis – 6 º, 7º, 8º, 9º ano – e diversas editoras. A finalidade deste estudo é promover uma reflexão sobre a presença das narrativas femininas nos livros e seu impacto na inspiração das jovens acreditarem em seu potencial como futuras cientistas. Isso pode contribuir para promover a igualdade de gênero nas grandes descobertas da história das ciências exatas ou, caso contrário, perpetuar o silêncio e diminuir o reconhecimento e a participação das mulheres, influenciando uma continuidade do patriarcado.