A leitura é o primeiro sinal de que a criança está alfabetizada, sendo ela o único meio de acesso a ao conhecimento e a cultura construída ao logo da história da humanidade. Portanto as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos docentes em sala de aula devem priorizar ações que garantam a fluência leitora e a proficiência escrita dos alunos, preparando-os para a vida social que lhe promova a participação em eventos competitivos e elevem a sua autoestima. Busca-se à luz de estudos autores como Maia (2007), Freire (2011) e Pereira (2013) propor práticas pedagógicas que contribuam para a formação de leitores. A pesquisa em tela tem como objetivo geral descrever ações de incentivo à leitura, desenvolvidas no “Concurso Ler Bem”, promovido pela Associação de Pernambucana de Atacadista e Distribuidores - ASPA em parceria com a Secretaria Municipal de Educação das cidade de Pesqueira-PE, e como específicos, estimular as práticas de leituras como forma de acesso à cultura e inserção social; preparar os estudantes para participar de eventos competitivos que exija deles habilidades leitoras e promover a integração entre escola e comunidade ao qual está inserida. Para o desenvolvimento deste estudo foi adotado como procedimento metodológico uma pesquisa de natureza qualitativa do tipo descritiva. A coleta de dados deu-se por meio de pesquisa de campo, utilizando como técnica de coleta de dados os registros e arquivos da Secretária de Educação de Pesqueira-PE. Os sujeitos participantes desta foram professores efetivos e estudantes rede municipal de ensino que participaram do concurso Ler Bem na edição 2022. Como resultado, verifica-se que mesmo os estudos estando em andamento é possível apontar um grau de aceitação positivo pela comunidade escolar que participaram das edições do concurso.