INTRODUÇÃO: A ESPC (ESCOLA SUPERIOR DE POLÍCIA CIVIL) é responsável pela educação profissional dos Policiais Civis de Goiás, e a sua divisão de ensino garante o atendimento das necessidades de aprendizagem dos novos e aperfeiçoamento dos policiais antigos. Diante disso, as ações educacionais devem ser planejadas e articuladas com metodologias de ensino visando uma constante melhora do ensino teórico e prático. OBJETIVO: Discutir a importância da utilização de métodos observacionais (observação participante) durante as aulas práticas policiais como ferramenta de identificação de necessidades específicas de treinamento a serem empregados na aula de entrevista investigativa. METODOLOGIA: Trata-se de um relato descritivo de observação direta com intervenção/participação durante a atividade prática realizada no curso de aperfeiçoamento da ESPC em 2023. A atividade foi dividida em duas fases: na sala de aula e em ambiente que simula um local de crime (homicídio). Além disso, foram formados cinco grupos que precisavam coletar informações e preencher a a Recognição Visuográfica no local. Cada grupo tinha 15 minutos para desenvolver a atividade. O observador participante desempenhou duas funções: Como personagem durante a dinâmica e como observador analisando as principais dificuldades comunicacionais dos alunos durante a atividade. Após a prática, a turma foi reunida em sala de aula e os professores e atores realizaram o feedback da atuação dos grupos de forma geral. RESULTADO: Durante a dinâmica, foram observadas algumas dificuldades de comunicação dos alunos, e a necessidade de um treinamento mais efetivo em práticas comunicacionais. Os principais itens analisados foram: rapport, escuta ativa, tipos de comunicação (assertiva, passiva e agressiva), técnicas de entrevistas investigativas e tipos de perguntas. CONCLUSÃO: Desse modo, a observação participante favoreceu o diagnóstico da situação-problema (erros específicos na comunicação policial), para a implementação de atividades e exercícios práticos a serem empregadas nos próximos módulos do curso de aperfeiçoamento, sanando assim as dificuldades apresentadas pelos alunos.