Um simples momento na realização de uma brincadeira contribui significativamente no processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança, pois é por meio do brincar que a criança cria, expressa suas emoções, explora, participa, reconhece a si e aos outros e aprende brincando, sendo possível desenvolver, observar e identificar suas individualidades e habilidades motoras e socioemocionais. Nesse sentido, o estudo teve como objetivo analisar a concepção do brincar à luz do documento da BNCC. Como metodologia, tratou-se de um estudo documental com abordagem qualitativa do tipo exploratório e descritivo. Foi realizada a análise de conteúdo do documento supracitado, especificamente o capítulo 3, intitulado "educação infantil". A partir da análise do documento os resultados apontaram que embora a BNCC tente explorar o brincar para o desenvolvimento social, emocional e pedagógico das crianças, há uma explanação rasa, superficial sobre a implantação do brincar. Essa realidade é preocupante, pois se trata de um documento base para os professores e gestores. Conclui-se que a partir da análise de dados e com a obtenção dos resultados, é de suma importância que haja uma valorização mais detalhada no documento sobre os benefícios que o brincar oferece para a convivência no ambiente escolar e sua importância no processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança.