Este artigo é um desdobramento de uma pesquisa mais ampla, em fase de execução, sobre os desafios enfrentados pelos docentes surdos na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) quanto às condições de acessibilidade, especialmente, nos domínios da atividade docente e do atendimento administrativo. Com ênfase neste último e com base nos resultados obtidos por meio de uma Roda de Conversa em Libras, que permitiu o levantamento de dados a partir dos relatos dos servidores surdos da referida instituição, visamos com este estudo propor o uso de uma Tecnologia Assistiva, conforme conceituação no âmbito da Lei nº 13.146/2015, com vistas à promoção da funcionalidade, relacionada à atividade e à participação desses docentes, com foco no fortalecimento da sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social. Tal tecnologia, em estágio de planejamento, consiste em uma Central Institucional de Comunicação em Libras, capaz de operar, por meio de videochamadas, a comunicação entre pessoas surdas e ouvintes em demandas de atendimento nos setores administrativos da UFRN onde não seja possível a interação direta por meio da língua de sinais entre o usuário demandante e o demandado. Com a proposição dessa ideia, desenvolvida de forma colaborativa com os servidores surdos, projetamos para a comunidade acadêmica uma ferramenta com potencial para tornar mais acessível e prática a resolução de problemas e demandas administrativas no serviço público.