NOVOS AQUILOMBAMENTOS NA CONSTRUÇÃO DE INFÂNCIAS ANTIRRACISTAS
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110978 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2964 "inscrito_id" => 10352 "titulo" => "NOVOS AQUILOMBAMENTOS NA CONSTRUÇÃO DE INFÂNCIAS ANTIRRACISTAS" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados do projeto de pesquisa e extensão Novos aquilombamentos na construção de infâncias antirracistas, desenvolvido no âmbito do Instituto Federal do Rio de Janeiro, campus Volta Redonda, com bolsistas internas e da FAPERJ. Partindo das noções de Quilombismo e Mulherismo Africana, bem como das filosofias africanas e afro-brasileiras, buscamos resgatar a coletividade ancestral dos processos de socialização do continente e da diáspora e, com isso, produzir dispositivos de desmonte das lógicas coloniais e individualistas, características da educação ocidental a partir da circularidade e das pedagogias insurgentes, como a Pedagogia das Encruzilhadas e as pedagogias de terreiro. Por meio de pesquisas bibliográficas, estudos, rodas de conversas com educadoras infantis, bem como estudo de campo em quilombo urbano, a saber uma casa de axé de tradição Banto, o projeto tem se desenvolvido a partir da compreensão de uma necessidade de produzir uma fissura na estrutura e nos modos de ensino- aprendizagem desde a primeira infância e que a luta anticolonial, na educação formal e não formal, pode e deve ser pensada tendo como base autores e interlocutores pluriversais. O deslocamento do eixo eurocêntrico, universalizante e colonial tem sido o fio condutor deste projeto, que tem como objetivo central a contribuição no desenvolvimento de práticas e recursos materiais antirracistas que sejam utilizados nos espaços não-formais e formais de educação, tensionando as práticas hegemônicas que excluem os saberes produzidos nas margens, dos corpos pretos e indígenas e caminhando, assim, para uma educação inclusiva das diversidades étnicas e culturais presentes na nossa sociedade e nos espaços escolares. Buscamos uma infância sem racismo e, para tanto, a formação continuada de educadoras e educadores antirracistas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e relações étnico-raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10352_TB2964_26102024012825.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE MORAES" "autor_nome_curto" => "ALINE MORAES" "autor_email" => "aline.costa@ifrj.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110978 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2964 "inscrito_id" => 10352 "titulo" => "NOVOS AQUILOMBAMENTOS NA CONSTRUÇÃO DE INFÂNCIAS ANTIRRACISTAS" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados do projeto de pesquisa e extensão Novos aquilombamentos na construção de infâncias antirracistas, desenvolvido no âmbito do Instituto Federal do Rio de Janeiro, campus Volta Redonda, com bolsistas internas e da FAPERJ. Partindo das noções de Quilombismo e Mulherismo Africana, bem como das filosofias africanas e afro-brasileiras, buscamos resgatar a coletividade ancestral dos processos de socialização do continente e da diáspora e, com isso, produzir dispositivos de desmonte das lógicas coloniais e individualistas, características da educação ocidental a partir da circularidade e das pedagogias insurgentes, como a Pedagogia das Encruzilhadas e as pedagogias de terreiro. Por meio de pesquisas bibliográficas, estudos, rodas de conversas com educadoras infantis, bem como estudo de campo em quilombo urbano, a saber uma casa de axé de tradição Banto, o projeto tem se desenvolvido a partir da compreensão de uma necessidade de produzir uma fissura na estrutura e nos modos de ensino- aprendizagem desde a primeira infância e que a luta anticolonial, na educação formal e não formal, pode e deve ser pensada tendo como base autores e interlocutores pluriversais. O deslocamento do eixo eurocêntrico, universalizante e colonial tem sido o fio condutor deste projeto, que tem como objetivo central a contribuição no desenvolvimento de práticas e recursos materiais antirracistas que sejam utilizados nos espaços não-formais e formais de educação, tensionando as práticas hegemônicas que excluem os saberes produzidos nas margens, dos corpos pretos e indígenas e caminhando, assim, para uma educação inclusiva das diversidades étnicas e culturais presentes na nossa sociedade e nos espaços escolares. Buscamos uma infância sem racismo e, para tanto, a formação continuada de educadoras e educadores antirracistas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e relações étnico-raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10352_TB2964_26102024012825.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE MORAES" "autor_nome_curto" => "ALINE MORAES" "autor_email" => "aline.costa@ifrj.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }