Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados do projeto de pesquisa e extensão Novos aquilombamentos na construção de infâncias antirracistas, desenvolvido no âmbito do Instituto Federal do Rio de Janeiro, campus Volta Redonda, com bolsistas internas e da FAPERJ. Partindo das noções de Quilombismo e Mulherismo Africana, bem como das filosofias africanas e afro-brasileiras, buscamos resgatar a coletividade ancestral dos processos de socialização do continente e da diáspora e, com isso, produzir dispositivos de desmonte das lógicas coloniais e individualistas, características da educação ocidental a partir da circularidade e das pedagogias insurgentes, como a Pedagogia das Encruzilhadas e as pedagogias de terreiro. Por meio de pesquisas bibliográficas, estudos, rodas de conversas com educadoras infantis, bem como estudo de campo em quilombo urbano, a saber uma casa de axé de tradição Banto, o projeto tem se desenvolvido a partir da compreensão de uma necessidade de produzir uma fissura na estrutura e nos modos de ensino- aprendizagem desde a primeira infância e que a luta anticolonial, na educação formal e não formal, pode e deve ser pensada tendo como base autores e interlocutores pluriversais. O deslocamento do eixo eurocêntrico, universalizante e colonial tem sido o fio condutor deste projeto, que tem como objetivo central a contribuição no desenvolvimento de práticas e recursos materiais antirracistas que sejam utilizados nos espaços não-formais e formais de educação, tensionando as práticas hegemônicas que excluem os saberes produzidos nas margens, dos corpos pretos e indígenas e caminhando, assim, para uma educação inclusiva das diversidades étnicas e culturais presentes na nossa sociedade e nos espaços escolares. Buscamos uma infância sem racismo e, para tanto, a formação continuada de educadoras e educadores antirracistas.