UM OLHAR SOBRE A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NAS RELAÇÕES DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: REFLEXÕES E CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA.
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109563 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 973 "inscrito_id" => 6010 "titulo" => "UM OLHAR SOBRE A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NAS RELAÇÕES DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: REFLEXÕES E CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA." "resumo" => "As práticas educativas se estabelecem por meio do processo de ensino e aprendizagem, o qual possui intencionalidade e organiza-se para que os educandos consigam assimilar os conhecimentos, desenvolver as habilidades e demais atitudes de modo que possam formar-se pessoal e socialmente, assim inteirando-se na sociedade letrada. Para tanto, é indispensável que tais ações educacionais tenham como base os aspectos afetivos, pois, a partir destes torna-se possível estabelecer no âmbito escolar relações humanizadas e acolhedoras, as quais garantem aprendizagens significativas e efetivas. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo relatar as experiências vivenciadas durante o estágio supervisionado do curso de Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia em uma turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola da rede pública do munícipio de Barreiras-BA. Em vista disso, a discussão teórica fundamentou-se, principalmente, nos estudos de Leite e Gazoli (2012), La Taille; Oliveira; Dantas (1992), Ribeiro (2010), Arroyo (2017), Gadotti e Romão (2005), Pimenta e Lima (2006) e Scalabrin e Molinari (2013), que abordam sobre a afetividade, a EJA e sobre a importância dos estágios nos cursos de licenciaturas. Sendo assim, a partir de tais observações e atuações no referido estágio supervisionado tornou-se evidente que a afetividade se constituía como a essência do processo de ensino e aprendizagem da turma observada, sendo o fator chave de garantia da permanência dos educandos na escola e da evolução da aprendizagem dos mesmos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID6010_TB973_02102024062556.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VIRNA CARNEIRO DA SILVA NEPOMOCENO" "autor_nome_curto" => "Virna Carneiro" "autor_email" => "virnanepomoceno@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109563 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 973 "inscrito_id" => 6010 "titulo" => "UM OLHAR SOBRE A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NAS RELAÇÕES DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: REFLEXÕES E CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA." "resumo" => "As práticas educativas se estabelecem por meio do processo de ensino e aprendizagem, o qual possui intencionalidade e organiza-se para que os educandos consigam assimilar os conhecimentos, desenvolver as habilidades e demais atitudes de modo que possam formar-se pessoal e socialmente, assim inteirando-se na sociedade letrada. Para tanto, é indispensável que tais ações educacionais tenham como base os aspectos afetivos, pois, a partir destes torna-se possível estabelecer no âmbito escolar relações humanizadas e acolhedoras, as quais garantem aprendizagens significativas e efetivas. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo relatar as experiências vivenciadas durante o estágio supervisionado do curso de Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia em uma turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola da rede pública do munícipio de Barreiras-BA. Em vista disso, a discussão teórica fundamentou-se, principalmente, nos estudos de Leite e Gazoli (2012), La Taille; Oliveira; Dantas (1992), Ribeiro (2010), Arroyo (2017), Gadotti e Romão (2005), Pimenta e Lima (2006) e Scalabrin e Molinari (2013), que abordam sobre a afetividade, a EJA e sobre a importância dos estágios nos cursos de licenciaturas. Sendo assim, a partir de tais observações e atuações no referido estágio supervisionado tornou-se evidente que a afetividade se constituía como a essência do processo de ensino e aprendizagem da turma observada, sendo o fator chave de garantia da permanência dos educandos na escola e da evolução da aprendizagem dos mesmos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID6010_TB973_02102024062556.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VIRNA CARNEIRO DA SILVA NEPOMOCENO" "autor_nome_curto" => "Virna Carneiro" "autor_email" => "virnanepomoceno@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }