Esta pesquisa investiga o processo de formação da identidade de crianças negras através da análise das literaturas infantis afro-brasileiras. Explorando a interseção entre letramento e consciência racial, a pesquisa investiga como as narrativas presentes na literatura infantil podem influenciar na formação da identidade racial das crianças desde os primeiros anos escolares, concentrando-se na reflexão sobre como as obras de literatura afro-brasileira impactam a construção da identidade e a percepção estética dessas crianças. Propomos a abordagem metodológica qualitativa (Rey, 2005), tendo como instrumento para a produção de dados, a revisão de literatura de pesquisas já desenvolvidas e tratam da temática ao qual esse trabalho está ancorada. Ao analisar a presença e representação de personagens e temas relacionados à diversidade racial e étnica, o estudo busca compreender como as práticas de leitura e discussão de obras literárias podem contribuir para a construção de identidades positivas. Além disso, a pesquisa examina o histórico da cultura afro-brasileira, considerando algumas concepções que moldaram alguns conceitos sobre a mesma ao longo do tempo. Nesse contexto, para conduzir este estudo, iniciamos com uma revisão bibliográfica abrangente, que desempenhou o papel crucial de fornecer os fundamentos teóricos e empíricos que orientaram toda a pesquisa. Diante isso, temos observado que compreender como a representação da cultura afro-brasileira na literatura pode influenciar positivamente o desenvolvimento da identidade e da autoestima das crianças negras, contribuindo para uma educação antirracista e promoção da diversidade.