Este artigo se destina a apresentar a experiência da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT) Campus (XVI) com a reestruturação da Comissão Setorial de Avaliação Institucional (CSA) e o recente processo de autoavaliação. Para tal fim, descrevemos as estratégias utilizadas no sentido de viabilizar as ações concernentes a essa Comissão. Enfatizamos o processo de recomposição da CPA em 2020/2023 e, sobretudo, as estratégias utilizadas para a preparação e execução da autoavaliação institucional entre 2020 a 2023. Desse modo, apresentamos o percurso planejado para elaboração do instrumento de autoavaliação da UNEB DCHT - XVI, trazendo elementos para contribuir com novas experiências, currículos e para reflexão. De abordagem qualitativa, articulando os aspectos teórico-metodológicos de estudo de caso, esta pesquisa teve como objetivo investigar o processo de recomposição da CSA e o recente processo de autoavaliação, assim, a metodologia adotada para o trabalho de elaboração do instrumento constou de etapas relacionadas à normatização, planejamento, elaboração de questionário e estratégias de aplicação, sistematização para análise de dados e a elaboração do relatório final. Conclui-se que o planejamento do processo de autoavaliação institucional foi imprescindível para realização do trabalho e a forma de condução do processo foi acertada para obtenção dos resultados, num curto espaço de tempo 2020 a 2023.