Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ANTES E O DURANTE: COMO OS PROFESSORES SE ADAPTARAM NA PANDEMIA DA COVID-19?

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 02 - Didática e currículo
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 110911
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2866
    "inscrito_id" => 11425
    "titulo" => "O ANTES E O DURANTE: COMO OS PROFESSORES SE ADAPTARAM NA PANDEMIA DA COVID-19?"
    "resumo" => "A pandemia do COVID-19 nos anos de 2020 e 2021 trouxe para o mundo inteiro uma nova maneira de se relacionar, trabalhar e nesse sentido, estudar. A educação foi uma das mais afetada diretamente, visto que de um mês para o outro as aulas passaram de presencial para totalmente remotas, levando a escola e o ensino para dentro da casa. Com isso, a maneira em que estávamos acostumados com a escola e o processo de aprendizagem dos alunos já não podem ser feitos da mesma forma, e cabe aos professores adaptar-se para entender quais modificações devem ser feitas e como executá-las, respeitando as novas regras e medidas recomendado pelo Ministério da Saúde. No exercício do seu papel social, as escolas desenvolveram inúmeras práticas pedagógicas, uma delas o uso da tecnologia que contribuiu para que o ensino remoto ocorresse, mesmo que, de certa forma, prejudicasse grande parte dos estudantes. Todavia, vimos que muitos alunos da professora P1 não tinham acesso à tecnologia, por não ter condições financeiras para adquirir um instrumento tecnológico, além de conexão com a internet, e um espaço apropriado para o estudo em casa. Logo, o acesso às aulas remotas foi dificultado, sendo o principal motivo da evasão dos alunos. Infelizmente não é uma prática isolada, a educação foi prejudicada como um todo e com isso, os alunos perderam o direito à garantia de acesso aos estudos. Nesse cenário, os professores estavam em constante adaptação para usar as plataformas virtuais que estavam disponíveis, porém enfrentavam várias dificuldades no processo de manuseio das ferramentas tecnológicas. Muitos deles não têm conhecimentos e recursos suficientes para trabalhar com essas tecnologias. Se adaptar, modificar o seu plano de ensino e criar uma didática que atendesse a todos, foi importante, mesmo quando esse todo é excluído."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID11425_TB2866_27102024153552.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SHIRLEY ALVES DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "SHIRLEY"
    "autor_email" => "shirley.alvess@ufpe.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 110911
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2866
    "inscrito_id" => 11425
    "titulo" => "O ANTES E O DURANTE: COMO OS PROFESSORES SE ADAPTARAM NA PANDEMIA DA COVID-19?"
    "resumo" => "A pandemia do COVID-19 nos anos de 2020 e 2021 trouxe para o mundo inteiro uma nova maneira de se relacionar, trabalhar e nesse sentido, estudar. A educação foi uma das mais afetada diretamente, visto que de um mês para o outro as aulas passaram de presencial para totalmente remotas, levando a escola e o ensino para dentro da casa. Com isso, a maneira em que estávamos acostumados com a escola e o processo de aprendizagem dos alunos já não podem ser feitos da mesma forma, e cabe aos professores adaptar-se para entender quais modificações devem ser feitas e como executá-las, respeitando as novas regras e medidas recomendado pelo Ministério da Saúde. No exercício do seu papel social, as escolas desenvolveram inúmeras práticas pedagógicas, uma delas o uso da tecnologia que contribuiu para que o ensino remoto ocorresse, mesmo que, de certa forma, prejudicasse grande parte dos estudantes. Todavia, vimos que muitos alunos da professora P1 não tinham acesso à tecnologia, por não ter condições financeiras para adquirir um instrumento tecnológico, além de conexão com a internet, e um espaço apropriado para o estudo em casa. Logo, o acesso às aulas remotas foi dificultado, sendo o principal motivo da evasão dos alunos. Infelizmente não é uma prática isolada, a educação foi prejudicada como um todo e com isso, os alunos perderam o direito à garantia de acesso aos estudos. Nesse cenário, os professores estavam em constante adaptação para usar as plataformas virtuais que estavam disponíveis, porém enfrentavam várias dificuldades no processo de manuseio das ferramentas tecnológicas. Muitos deles não têm conhecimentos e recursos suficientes para trabalhar com essas tecnologias. Se adaptar, modificar o seu plano de ensino e criar uma didática que atendesse a todos, foi importante, mesmo quando esse todo é excluído."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID11425_TB2866_27102024153552.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SHIRLEY ALVES DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "SHIRLEY"
    "autor_email" => "shirley.alvess@ufpe.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A pandemia do COVID-19 nos anos de 2020 e 2021 trouxe para o mundo inteiro uma nova maneira de se relacionar, trabalhar e nesse sentido, estudar. A educação foi uma das mais afetada diretamente, visto que de um mês para o outro as aulas passaram de presencial para totalmente remotas, levando a escola e o ensino para dentro da casa. Com isso, a maneira em que estávamos acostumados com a escola e o processo de aprendizagem dos alunos já não podem ser feitos da mesma forma, e cabe aos professores adaptar-se para entender quais modificações devem ser feitas e como executá-las, respeitando as novas regras e medidas recomendado pelo Ministério da Saúde. No exercício do seu papel social, as escolas desenvolveram inúmeras práticas pedagógicas, uma delas o uso da tecnologia que contribuiu para que o ensino remoto ocorresse, mesmo que, de certa forma, prejudicasse grande parte dos estudantes. Todavia, vimos que muitos alunos da professora P1 não tinham acesso à tecnologia, por não ter condições financeiras para adquirir um instrumento tecnológico, além de conexão com a internet, e um espaço apropriado para o estudo em casa. Logo, o acesso às aulas remotas foi dificultado, sendo o principal motivo da evasão dos alunos. Infelizmente não é uma prática isolada, a educação foi prejudicada como um todo e com isso, os alunos perderam o direito à garantia de acesso aos estudos. Nesse cenário, os professores estavam em constante adaptação para usar as plataformas virtuais que estavam disponíveis, porém enfrentavam várias dificuldades no processo de manuseio das ferramentas tecnológicas. Muitos deles não têm conhecimentos e recursos suficientes para trabalhar com essas tecnologias. Se adaptar, modificar o seu plano de ensino e criar uma didática que atendesse a todos, foi importante, mesmo quando esse todo é excluído.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.