Sabe-se que a botânica é uma área que não é de grande interesse por parte dos alunos, principalmente o conteúdo de caracterização da vegetação brasileira por apresentar diversas informações específicas em relação à localização no território nacional, assim como as características de clima, relevo e tipo de solo que influenciam diretamente no tipo de vegetação que recobre a área em questão. Dessa forma, o estudo da vegetação brasileira se apresenta como extremamente conteudista com diversos detalhes. O objetivo desse trabalho foi repensar uma estratégia que fosse mais significativa e interessante para se trabalhar o conteúdo da caracterização da vegetação brasileira. A estratégia escolhida foi o desenvolvimento de um livro da vegetação brasileira na qual os alunos foram divididos em grupos e cada grupo era responsável por estruturar as informações e fazer a ilustração representativa de cada uma das classificações da vegetação, posteriormente esse livro foi encadernado. Após a finalização do livro, foi aplicado um questionário que trazia a localização no mapa do Brasil e um vídeo explicativo das principais características da vegetação para que os alunos adivinhassem o tipo de vegetação brasileira. Essa atividade contou com intensa participação dos alunos que se dedicaram para a realização do livro e se empolgaram com as características do livro muito semelhantes à de um livro oficial com direito a lista de autores, além disso, a aplicação do questionário foi de extrema importância para a consolidação do conteúdo no qual os alunos discutiram e puderam aplicar o conhecimento sobre os tipos de vegetação.