A arte apresenta-se como uma ferramenta relevante no processo de educação das crianças. Este resumo traz um relato de experiência ancorado num projeto de intervenção por meio do uso da arte e insere-se no campo da educação infantil, numa abordagem qualitativa, na qual a aprendizagem das crianças está aliada à expressão artística, à inclusão e à diversidade. O desenvolvimento desse projeto teve como objetivo principal promover o desenvolvimento integral e a aprendizagem das crianças, contribuindo para a inclusão social e para a diversidade por meio de práticas de arte numa instituição de educação infantil da rede municipal de Fortaleza. O ponto de partida oriunda-se do intercâmbio realizado pela professora-pesquisadora da rede pública de ensino do referido município, participante do Programa Professores sem Fronteiras, ocorrido em 2023, em Grenoble/França. Durante o intercâmbio, a docente teve a oportunidade de presenciar a inserção da arte e sua significativa contribuição na rotina educacional das crianças, bem como sua importância para inclusão e diversidade no âmbito sociocultural. Dessa maneira ampliou sua necessidade em pôr em prática vivências por meio de interações e brincadeiras voltadas para o trabalho com as artes e suas múltiplas linguagens. O aporte teórico é fundamentado nas diretrizes nacionais (BRASIL, 2009) e na proposta curricular do município (FORTALEZA, 2020), para a educação infantil e nos teóricos que destacam a importância da arte na infância (GÓES, 2023; HOLM, 2007; VIGOTSKY, 2009). Na metodologia teve a escuta das crianças, sequência didática, registros, culminância e avaliação. Os resultados apontaram para o desenvolvimento das múltiplas linguagens e a ampliação das experiências com a arte na rotina educacional das crianças com a fomentação das ações de inclusão e de diversidade dentro e fora da sala de referência.