Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DE VOLTA AS AULAS – REVISANDO CONCEITOS DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DO BINGO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de ciências
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 114601
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 8187
    "inscrito_id" => 20485
    "titulo" => "DE VOLTA AS AULAS – REVISANDO CONCEITOS DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DO BINGO"
    "resumo" => "Com o retorno às aulas para o segundo semestre, é essencial reengajar os alunos e reforçar os conceitos científicos com métodos diferenciados de revisão tornando assim o aprendizado atrativo. O bingo é um jogo tradicional associado ao entretenimento, no entanto foi adaptado como uma ferramenta educativa para revisar conceitos de ciências. Este artigo é um recorte, de uma aula de ciências em turmas heterogêneas do oitavo ano do ensino fundamental, de uma escola estadual da zona sul da cidade Macapá - AP, cujo objetivo é demonstrar a utilização do bingo como uma estratégia de revisão para reforçar e consolidar o ensino aprendizado. Essa metodologia foi planejada a partir do Desenho Universal da Aprendizagem e envolveu a criação de cartelas de bingo com as palavras-chave referentes aos assuntos (reprodução humana, sexualidade e recursos energéticos) estudados no segundo bimestre do ano letivo de 2024 e relevantes ao currículo. Durante a aula os alunos participaram da sessão de bingo, no qual à medida que as palavras eram sorteadas, eles podiam marcar em suas cartelas e comentar relacionando ao assunto. Os dados foram organizados de maneira quantitativa e qualitativa. Os resultados mostram um aumento significativo no engajamento e na participação dos alunos durante a revisão. A abordagem com bingo facilitou o estudo dos conceitos de forma lúdica e interativa, com feedback positivo dos alunos sobre a metodologia, além de elevado percentual de aceitação da atividade proposta. A utilização do bingo como ferramenta de revisão proporcionou um ambiente de aprendizagem mais dinâmico e colaborativo, sugerindo que o mesmo pode ser aplicado em outras áreas do currículo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID20485_TB8187_09082024173332.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KÉLEM COSTA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "KÉLEM"
    "autor_email" => "kelem1929@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 114601
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 8187
    "inscrito_id" => 20485
    "titulo" => "DE VOLTA AS AULAS – REVISANDO CONCEITOS DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DO BINGO"
    "resumo" => "Com o retorno às aulas para o segundo semestre, é essencial reengajar os alunos e reforçar os conceitos científicos com métodos diferenciados de revisão tornando assim o aprendizado atrativo. O bingo é um jogo tradicional associado ao entretenimento, no entanto foi adaptado como uma ferramenta educativa para revisar conceitos de ciências. Este artigo é um recorte, de uma aula de ciências em turmas heterogêneas do oitavo ano do ensino fundamental, de uma escola estadual da zona sul da cidade Macapá - AP, cujo objetivo é demonstrar a utilização do bingo como uma estratégia de revisão para reforçar e consolidar o ensino aprendizado. Essa metodologia foi planejada a partir do Desenho Universal da Aprendizagem e envolveu a criação de cartelas de bingo com as palavras-chave referentes aos assuntos (reprodução humana, sexualidade e recursos energéticos) estudados no segundo bimestre do ano letivo de 2024 e relevantes ao currículo. Durante a aula os alunos participaram da sessão de bingo, no qual à medida que as palavras eram sorteadas, eles podiam marcar em suas cartelas e comentar relacionando ao assunto. Os dados foram organizados de maneira quantitativa e qualitativa. Os resultados mostram um aumento significativo no engajamento e na participação dos alunos durante a revisão. A abordagem com bingo facilitou o estudo dos conceitos de forma lúdica e interativa, com feedback positivo dos alunos sobre a metodologia, além de elevado percentual de aceitação da atividade proposta. A utilização do bingo como ferramenta de revisão proporcionou um ambiente de aprendizagem mais dinâmico e colaborativo, sugerindo que o mesmo pode ser aplicado em outras áreas do currículo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID20485_TB8187_09082024173332.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KÉLEM COSTA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "KÉLEM"
    "autor_email" => "kelem1929@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Com o retorno às aulas para o segundo semestre, é essencial reengajar os alunos e reforçar os conceitos científicos com métodos diferenciados de revisão tornando assim o aprendizado atrativo. O bingo é um jogo tradicional associado ao entretenimento, no entanto foi adaptado como uma ferramenta educativa para revisar conceitos de ciências. Este artigo é um recorte, de uma aula de ciências em turmas heterogêneas do oitavo ano do ensino fundamental, de uma escola estadual da zona sul da cidade Macapá - AP, cujo objetivo é demonstrar a utilização do bingo como uma estratégia de revisão para reforçar e consolidar o ensino aprendizado. Essa metodologia foi planejada a partir do Desenho Universal da Aprendizagem e envolveu a criação de cartelas de bingo com as palavras-chave referentes aos assuntos (reprodução humana, sexualidade e recursos energéticos) estudados no segundo bimestre do ano letivo de 2024 e relevantes ao currículo. Durante a aula os alunos participaram da sessão de bingo, no qual à medida que as palavras eram sorteadas, eles podiam marcar em suas cartelas e comentar relacionando ao assunto. Os dados foram organizados de maneira quantitativa e qualitativa. Os resultados mostram um aumento significativo no engajamento e na participação dos alunos durante a revisão. A abordagem com bingo facilitou o estudo dos conceitos de forma lúdica e interativa, com feedback positivo dos alunos sobre a metodologia, além de elevado percentual de aceitação da atividade proposta. A utilização do bingo como ferramenta de revisão proporcionou um ambiente de aprendizagem mais dinâmico e colaborativo, sugerindo que o mesmo pode ser aplicado em outras áreas do currículo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.