Os avanços na legislação brasileira têm garantido a proteção e a manutenção dos direitos da infância e da juventude, especialmente com relação à educação e à saúde. O Atendimento Educacional Especializado tem procurado contemplar as necessidades da escolarização das pessoas com deficiência em ambiente escolar, hospitalar ou domiciliar, quando ausentes da escola para tratamento de saúde. Entretanto, as necessidades educativas dos estudantes com doenças crônicas têm sido pouco atendidas, muitas vezes pelo desconhecimento da equipe escolar em lidar com suas condições. O estudo é um recorte de uma tese de doutorado e objetiva analisar as ações organizadas pelas escolas municipais de uma cidade do interior paulista, durante o período de afastamento escolar para tratamento de saúde em decorrência de doença crônica e/ou deficiência com comorbidade. Trata-se de uma pesquisa descritiva, pautada na entrevista como instrumento para coleta de dados. Para tanto, foram realizadas entrevistas com nove participantes, sendo um gestor da Secretaria Municipal de Educação, um diretor de escola e sete professores que tiveram contato com estudantes naquelas condições ao longo de suas trajetórias profissionais, a fim de verificar as ações realizadas que buscavam oportunizar a aprendizagem acadêmica daqueles estudantes durante os afastamentos da escola. Os dados foram organizados por categorias temáticas e foi possível identificar ações, realizadas especialmente por professores, pautadas nos recursos de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, como por exemplos, aulas remotas por meio de aplicativos (WhatsApp), videoaulas, bem como o uso de jogos educativos digitais. Essas ações puderam contribuir para a manutenção dos vínculos dos estudantes com a escola, mesmo que ainda tenham deixado algumas lacunas no processo de escolarização. Ressalta-se a importância do estudo para melhor compreensão das necessidades desses estudantes e para que o direito à continuidade do processo de escolarização seja garantido, por meio de ações coordenadas pelos sistemas de ensino.