Este estudo investigou as práticas dos (Multi)Letramentos no curso de Letras Espanhol, utilizando a Plataforma SOLAR, um ambiente virtual de aprendizagem da UFC, como parte essencial do processo de formação de professores de espanhol na modalidade de Educação a Distância (EAD). O objetivo foi analisar se e como as propostas das atividades de Portfólios permitiam aos futuros educadores desenvolver habilidades de compreensão textual mais profundas e contextualizadas. Num contexto onde a Pedagogia dos (Multi)Letramentos emerge como resposta à ampla gama de culturas, linguagens e mídias contemporâneas, esta pesquisa baseou-se nos estudos do The New London Group (2000[1996]), nos (Multi)Letramento (Rojo, 2009, 2013; Rojo & Almeida, 2012) e no Letramento Digital (Zacharias, 2016). A metodologia adotada envolveu a apreciação de um conjunto de atividades de Portfólios da disciplina de Língua Espanhola: Texto e Discurso, do 8º semestre do curso de Letras/Espanhol da Universidade Federal do Ceará na modalidade EAD. A pesquisa identificou de forma contundente uma necessidade premente de revisão e atualização das propostas de atividades formativas em cursos EAD para uma formação de professores de espanhol mais críticos e sensíveis às exigências educacionais contemporâneas. Esse processo imperativamente demanda uma análise crítica e abrangente dos currículos, visando assegurar um alinhamento com práticas contextualizadas e atualizadas para o ensino de línguas estrangeiras.