A infância é, de fato, um dos períodos mais significativos na trajetória de um indivíduo. Durante essa fase, a criança começa a interagir com a ideia de sociedade e a aprender conceitos fundamentais. É crucial apresentar e desenvolver diversos valores que servirão como a base para sua vida futura. Esses valores incluem a importância da empatia, do respeito, da honestidade e da responsabilidade. O objetivo deste trabalho é desenvolver nos educandos ações e posturas responsáveis diante de problemas ambientais, como desperdício de água, queimadas, desmatamentos, extinção dos animais e poluição sensibilizando-os sobre a importância da preservação do meio ambiente. Fundamentado na Base Nacional Curricular (BNCC) que organiza a educação infantil em cinco campos de experiência, apontando saberes e conhecimentos fundamentais às crianças, através do campo dos saberes norteia-se aplicação do estudo, partindo do princípio que as crianças vivem em espaços e tempos diversos e, que na medida que se desenvolvem, precisam entender tudo isso e diferenciar cada um desses cenários. As ações desenvolvidas por este trabalho contribuem na formação de uma geração informada em relação ao seu papel como cidadão voltado para uma valoração ética, social, econômica e ambiental. Além disso, pensa-se em um espaço formativo que promove o aprendizado, a fim de se ensinar a importância de atitudes de preservação, para que as gerações futuras não sofram com a destruição ambiental. Com metodologias ativas, as atividades e ações planejadas promovem a reflexão ambiental e a responsabilidade social. Os resultados deste trabalho apontam para mudanças de hábitos cotidianos que despertam a reciclagem, o cuidado e a preservação do meio ambiente, influenciando positivamente aqueles ao seu redor e contribuindo para um futuro mais sustentável.