No atual cenário educacional brasileiro, muito tem se discutido sobre a formação de professores. Uma formação para a docência que vá além da abordagem acadêmica e que envolva as dimensões pessoal, profissional e organizacional pertencente à profissão docente (Libâneo, 2004); que fortaleça os saberes experienciais dos professores, que são construídos e mobilizados em diversos contextos do trabalho cotidiano (Tardif, 2007). Em suma, uma formação inicial e qualificada para os futuros professores conforme defendida por Gatti (2018). Nesse sentido, é que as políticas governamentais voltadas para a formação de docentes em nível superior assumem relevante importância, na medida em que buscam contribuir para a valorização do magistério e melhoria da qualidade da educação básica. Considerando essa realidade, destaca-se o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), integrante da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação, que objetiva, não só incentivar a formação docente, mas, sobretudo, contribuir para a valorização do magistério e para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura. É, portanto, objetivo deste estudo apresentar, por meio de um relato de experiência, as práticas pedagógicas desenvolvidas em escolas da rede pública municipal quando da execução das ações inerentes ao PIBID, pelos acadêmicos do curso de pedagogia de uma Instituição de Ensino Superior particular. A participação no PIBID propiciou aos acadêmicos uma oportunidade de crescimento profissional, de reflexão sobre os desafios e conquistas do fazer docente, bem como, fortaleceu o compromisso de cada um com a excelência do ensino, e da necessidade de um fazer docente onde os saberes teóricos se aliem aos saberes advindo da prática.