De acordo com a Associação Brasileira de Psicopedagogia, o profissional da Psicopedagogia é aquele que transita entre os campos da saúde e educação sendo o responsável pelos processos da aprendizagem, sendo este um profissional de extrema importância na manutenção dos processos de ensino-aprendizagem é ainda observado tamanha resistência do poder público acerca da sua inserção dentro de instituições públicas de ensino. A partir dos desafios encontrados em sala de aula na atualidade e o enfoque na formação continuada dos educadores para uma educação mais inclusiva, além dos desafios propostos pela Base Nacional Comum Curricular (2018) na aquisição de novas habilidades e competências para uma educação integral.O presente estudo tem por base metodológica a pesquisa-ação, na qual o sujeito objeto do processo participa ativamente junto com os extensionistas do processo de resolução do problema da comunidade. O nosso campo de pesquisa são escolas de tempo integral de um município paraibano com menos de 150.000.00 habitantes que está em processo de implementação do Programa do Governo Federal de escolas em tempo integral no município. O projeto encontra-se em execução.Os primeiros levantamentos feitos pela equipe apontam a importância e a necessidade do assessoramento psicopedagógico para escola como forma de auxiliar na superação das dificuldades de aprendizagem na escola. Além disso, é salutar o reconhecimento da comunidade acerca da importância do profissional psicopedagogo como o responsável por buscar através de uma sólida base teórica, auxiliar a equipe gestora e docente das instituições de ensino para a inclusão eficaz de alunos com deficiência e/ou dificuldades de aprendizagem. As atividades do projeto estão em andamento, mas os primeiros resultados apontam para uma melhoria dos processos de ensino e aprendizagem das instituições alvo de intervenção, além de promover a inclusão e educação integral de pessoas com deficiência dentro do contexto escolar.