O IMPACTO DAS SÉRIES NA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS TÉORICOS E PRÁTICOS NO ENSINO EM SAÚDE
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110903 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2857 "inscrito_id" => 8777 "titulo" => "O IMPACTO DAS SÉRIES NA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS TÉORICOS E PRÁTICOS NO ENSINO EM SAÚDE" "resumo" => "As séries televisivas desempenham um papel importante na difusão de informações devido à sua grande aceitação pelo público em geral. Na educação muito se discute sobre alternativas pedagógicas, suas aplicações em substituição ou em complementaridade às práticas convencionais no processo ensino-aprendizagem. Percebe-se, no contexto da formação acadêmica em saúde, que as séries oferecem uma plataforma única para explorar temas complexos em saúde, dilemas éticos e o impacto das decisões médicas na vida das pessoas. Dessa forma, o uso de séries no ensino em saúde pode trazer benefícios na promoção do aprendizado de forma dinâmica e atrativa, como uma estratégia inovadora, de forma a estimular a participação dos alunos, favorecendo a compreensão e a retenção de conhecimentos (Aguiar, 2021). Esse estudo visa relatar a relevância do uso de séries no processo de ensino-aprendizagem como ferramenta pedagógica complementar de auxilio na assimilação dos conteúdos, a partir de um relato de experiência com abordagem qualitativa da vivência dos discentes na disciplina de Políticas de Saúde e Sociedade, no semestre de 2023.1 por intermédio de uma IES, na cidade de Sobral - CE. No estudo utilizou-se da base de dados BVS - Biblioteca Virtual em Saúde, com os seguintes descritores do Decs: “Ferramentas educacionais” And “Saúde” And “Séries”. Dessa forma, foi possível perceber que a integração de séries e tecnologias inovadoras no ensino em saúde representa uma oportunidade empolgante para enriquecer a experiência educacional dos estudantes, preparando-os de forma mais eficaz para os desafios do mundo real e incentivando uma abordagem mais crítica e reflexiva às questões de saúde em diferentes contextos, incluindo questões de acesso, equidade e políticas de saúde. Contudo, é fundamental que os educadores monitorem e contextualizem o conteúdo das séries para garantir que os alunos compreendam os princípios éticos e a precisão científica por trás das representações na tela." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID8777_TB2857_08042024175534.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LIZANDRA MAYARA CARNEIRO COSTA" "autor_nome_curto" => "LIZANDRA" "autor_email" => "lizandramayara_layr@outlook.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110903 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2857 "inscrito_id" => 8777 "titulo" => "O IMPACTO DAS SÉRIES NA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS TÉORICOS E PRÁTICOS NO ENSINO EM SAÚDE" "resumo" => "As séries televisivas desempenham um papel importante na difusão de informações devido à sua grande aceitação pelo público em geral. Na educação muito se discute sobre alternativas pedagógicas, suas aplicações em substituição ou em complementaridade às práticas convencionais no processo ensino-aprendizagem. Percebe-se, no contexto da formação acadêmica em saúde, que as séries oferecem uma plataforma única para explorar temas complexos em saúde, dilemas éticos e o impacto das decisões médicas na vida das pessoas. Dessa forma, o uso de séries no ensino em saúde pode trazer benefícios na promoção do aprendizado de forma dinâmica e atrativa, como uma estratégia inovadora, de forma a estimular a participação dos alunos, favorecendo a compreensão e a retenção de conhecimentos (Aguiar, 2021). Esse estudo visa relatar a relevância do uso de séries no processo de ensino-aprendizagem como ferramenta pedagógica complementar de auxilio na assimilação dos conteúdos, a partir de um relato de experiência com abordagem qualitativa da vivência dos discentes na disciplina de Políticas de Saúde e Sociedade, no semestre de 2023.1 por intermédio de uma IES, na cidade de Sobral - CE. No estudo utilizou-se da base de dados BVS - Biblioteca Virtual em Saúde, com os seguintes descritores do Decs: “Ferramentas educacionais” And “Saúde” And “Séries”. Dessa forma, foi possível perceber que a integração de séries e tecnologias inovadoras no ensino em saúde representa uma oportunidade empolgante para enriquecer a experiência educacional dos estudantes, preparando-os de forma mais eficaz para os desafios do mundo real e incentivando uma abordagem mais crítica e reflexiva às questões de saúde em diferentes contextos, incluindo questões de acesso, equidade e políticas de saúde. Contudo, é fundamental que os educadores monitorem e contextualizem o conteúdo das séries para garantir que os alunos compreendam os princípios éticos e a precisão científica por trás das representações na tela." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID8777_TB2857_08042024175534.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LIZANDRA MAYARA CARNEIRO COSTA" "autor_nome_curto" => "LIZANDRA" "autor_email" => "lizandramayara_layr@outlook.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }