A abordagem da descoberta dos elementos químicos é de suma importância no currículo do ensino fundamental, apesar de não receber a devida ênfase nos dias de hoje. Tradicionalmente abordado de forma rasa e simplificada, a compreensão dos elementos químicos é essencial para uma sólida base em ciências. No entanto, a abordagem atual muitas vezes negligencia a importância histórica e científica dessa temática. A discussão sobre o tema deve destacar os fatores importantes envolvidos na descoberta dos elementos, como experimentação, observação e teorização. Além disso, são exploradas as mudanças ao longo do tempo na compreensão dos elementos, desde as antigas práticas alquímicas até as contribuições fundamentais de cientistas como Lavoisier, Dalton e Mendeleev, em que os fatores importantes incluem a busca por compreender as propriedades da matéria. A organização sistemática dos elementos, como a tabela periódica, foi resultado dessas descobertas, e evoluiu para se tornar uma ferramenta essencial na química moderna, permitindo a previsão de propriedades e comportamentos dos elementos com base em sua estrutura e posição na tabela. É necessário ressaltar a relevância da descoberta dos elementos químicos, destacando fatores importantes, mudanças ao longo do tempo, na apreciação do processo histórico e científico envolvido na construção do conhecimento químico e propostas para uma abordagem mais significativa no ensino de ciências contemporâneo.