A organização da Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) possui o aprender a ser e a conviver como dois dos pilares mais importantes para o desenvolvimento de jovens estudantes, tornando a escola uma oportunidade para a aplicação de atividades que favoreçam a formação de uma consciência ética, solidária e que seja assentada em valores humanos, valorizando o autoconhecimento, as relações pessoais e com o planeta, podendo ser trabalhados em diferentes unidades curriculares/disciplinas, mas especialmente na de Projeto de Vida. Esta disciplina é fundamental para alunos do 9º ano por várias razões, dentre elas destaca-se: o autoconhecimento, pois auxilia os alunos a entenderem seus interesses, habilidades e valores; o planejamento a longo prazo, que desenvolve habilidades no estabelecimento de metas e na elaboração de estratégias para alcançá-las; e o desenvolvimento pessoal, estimulando o desenvolvimento de competências socioemocionais, como resiliência, empatia e autoconfiança. Visando o cumprimento desses objetivos de desenvolvimento pessoal e social, os professores do 9º ano da Escola Estadual Tenente Coronel Cândido José Mariano, CMPM-V, vinculados à unidade curricular Projeto de Vida no ano de 2024 aplicaram atividades didáticas que valorizavam o autoconhecimento e a boa gestão das emoções, auxiliando no desenvolvimento de habilidades importantes que favorecerão escolhas assertivas para o futuro pessoal e profissional dos estudantes, especialmente no que diz respeito ao Novo Ensino Médio.