EXPERIÊNCIAS DIDÁTICAS PARA APRENDER A SER E A CONVIVER DESENVOLVIDAS COM ALUNOS DO 9º ANO DE UMA ESCOLA ESTADUAL DA CIDADE DE MANAUS, NA DISCIPLINA PROJETO DE VIDA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109207 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 488 "inscrito_id" => 1041 "titulo" => "EXPERIÊNCIAS DIDÁTICAS PARA APRENDER A SER E A CONVIVER DESENVOLVIDAS COM ALUNOS DO 9º ANO DE UMA ESCOLA ESTADUAL DA CIDADE DE MANAUS, NA DISCIPLINA PROJETO DE VIDA" "resumo" => "A organização da Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) possui o aprender a ser e a conviver como dois dos pilares mais importantes para o desenvolvimento de jovens estudantes, tornando a escola uma oportunidade para a aplicação de atividades que favoreçam a formação de uma consciência ética, solidária e que seja assentada em valores humanos, valorizando o autoconhecimento, as relações pessoais e com o planeta, podendo ser trabalhados em diferentes unidades curriculares/disciplinas, mas especialmente na de Projeto de Vida. Esta disciplina é fundamental para alunos do 9º ano por várias razões, dentre elas destaca-se: o autoconhecimento, pois auxilia os alunos a entenderem seus interesses, habilidades e valores; o planejamento a longo prazo, que desenvolve habilidades no estabelecimento de metas e na elaboração de estratégias para alcançá-las; e o desenvolvimento pessoal, estimulando o desenvolvimento de competências socioemocionais, como resiliência, empatia e autoconfiança. Visando o cumprimento desses objetivos de desenvolvimento pessoal e social, os professores do 9º ano da Escola Estadual Tenente Coronel Cândido José Mariano, CMPM-V, vinculados à unidade curricular Projeto de Vida no ano de 2024 aplicaram atividades didáticas que valorizavam o autoconhecimento e a boa gestão das emoções, auxiliando no desenvolvimento de habilidades importantes que favorecerão escolhas assertivas para o futuro pessoal e profissional dos estudantes, especialmente no que diz respeito ao Novo Ensino Médio." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID1041_TB488_18102024092434.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTIANY DE MOURA APOLINÁRIO E SILVA" "autor_nome_curto" => "Cristiany de Mo" "autor_email" => "cristianysilva@yahoo.com.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109207 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 488 "inscrito_id" => 1041 "titulo" => "EXPERIÊNCIAS DIDÁTICAS PARA APRENDER A SER E A CONVIVER DESENVOLVIDAS COM ALUNOS DO 9º ANO DE UMA ESCOLA ESTADUAL DA CIDADE DE MANAUS, NA DISCIPLINA PROJETO DE VIDA" "resumo" => "A organização da Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) possui o aprender a ser e a conviver como dois dos pilares mais importantes para o desenvolvimento de jovens estudantes, tornando a escola uma oportunidade para a aplicação de atividades que favoreçam a formação de uma consciência ética, solidária e que seja assentada em valores humanos, valorizando o autoconhecimento, as relações pessoais e com o planeta, podendo ser trabalhados em diferentes unidades curriculares/disciplinas, mas especialmente na de Projeto de Vida. Esta disciplina é fundamental para alunos do 9º ano por várias razões, dentre elas destaca-se: o autoconhecimento, pois auxilia os alunos a entenderem seus interesses, habilidades e valores; o planejamento a longo prazo, que desenvolve habilidades no estabelecimento de metas e na elaboração de estratégias para alcançá-las; e o desenvolvimento pessoal, estimulando o desenvolvimento de competências socioemocionais, como resiliência, empatia e autoconfiança. Visando o cumprimento desses objetivos de desenvolvimento pessoal e social, os professores do 9º ano da Escola Estadual Tenente Coronel Cândido José Mariano, CMPM-V, vinculados à unidade curricular Projeto de Vida no ano de 2024 aplicaram atividades didáticas que valorizavam o autoconhecimento e a boa gestão das emoções, auxiliando no desenvolvimento de habilidades importantes que favorecerão escolhas assertivas para o futuro pessoal e profissional dos estudantes, especialmente no que diz respeito ao Novo Ensino Médio." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID1041_TB488_18102024092434.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTIANY DE MOURA APOLINÁRIO E SILVA" "autor_nome_curto" => "Cristiany de Mo" "autor_email" => "cristianysilva@yahoo.com.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }