A SALA DE AULA EM CENA: REFLEXÕES DE PRÁTICAS ENTRE O FAZER E O NÃO FAZER DOCENTE
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110809 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2709 "inscrito_id" => 3536 "titulo" => "A SALA DE AULA EM CENA: REFLEXÕES DE PRÁTICAS ENTRE O FAZER E O NÃO FAZER DOCENTE" "resumo" => "Refletir a prática docente requer compreensão do dia a dia deste espaço único que é a sala de aula. Assim sendo, o principal objetivo do presente artigo intenciona descrever cenas de aulas observadas e experienciadas no ambiente escolar. Posto isso, partimos de diálogos entre educadores e educandos surgindo daí a condução da escrita e vivências as quais os atores se engajam e são os resultados positivos de sua própria ação conjunta. É dada especial importância a ação-reflexão-ação do fazer docente tendo como ponto de partida a reflexão do não fazer para impulsionar o agir com qualidade da aprendizagem significativa. Os principais autores que fundamentam esse trabalho foram Paulo Freire (1996), José Carlos Libâneo (1986 – 1994) e Jorge Larrosa (2019). O trabalho se desenvolve como projeto de pesquisa, envolvendo discentes e docentes, participantes do Curso de Especialização em Ciências Humanas e Saberes Contemporâneos para a Educação do IFRN, Campus Parelhas. Os resultados apontam para a necessidade constante de formação continuada por parte do professor onde ele possa refletir sua prática, caracterizada por várias funções e atribuições que acontecem em diferentes espaços/tempos atualmente chegando a escola e consequentemente a sala de aula, interferindo na ação pedagógica e na construção do conhecimento que proporcionem experiências significativas e contextualizadas. Para isso, percebe-se a importância de estudos bibliográficos que permitam ampliar a capacidade de compreender, repensar e transformar seu fazer docente." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID3536_TB2709_08042024151942.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALBANICE DOS SANTOS SOUZA" "autor_nome_curto" => "ALBANICE SOUZA" "autor_email" => "ba.nice@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110809 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2709 "inscrito_id" => 3536 "titulo" => "A SALA DE AULA EM CENA: REFLEXÕES DE PRÁTICAS ENTRE O FAZER E O NÃO FAZER DOCENTE" "resumo" => "Refletir a prática docente requer compreensão do dia a dia deste espaço único que é a sala de aula. Assim sendo, o principal objetivo do presente artigo intenciona descrever cenas de aulas observadas e experienciadas no ambiente escolar. Posto isso, partimos de diálogos entre educadores e educandos surgindo daí a condução da escrita e vivências as quais os atores se engajam e são os resultados positivos de sua própria ação conjunta. É dada especial importância a ação-reflexão-ação do fazer docente tendo como ponto de partida a reflexão do não fazer para impulsionar o agir com qualidade da aprendizagem significativa. Os principais autores que fundamentam esse trabalho foram Paulo Freire (1996), José Carlos Libâneo (1986 – 1994) e Jorge Larrosa (2019). O trabalho se desenvolve como projeto de pesquisa, envolvendo discentes e docentes, participantes do Curso de Especialização em Ciências Humanas e Saberes Contemporâneos para a Educação do IFRN, Campus Parelhas. Os resultados apontam para a necessidade constante de formação continuada por parte do professor onde ele possa refletir sua prática, caracterizada por várias funções e atribuições que acontecem em diferentes espaços/tempos atualmente chegando a escola e consequentemente a sala de aula, interferindo na ação pedagógica e na construção do conhecimento que proporcionem experiências significativas e contextualizadas. Para isso, percebe-se a importância de estudos bibliográficos que permitam ampliar a capacidade de compreender, repensar e transformar seu fazer docente." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID3536_TB2709_08042024151942.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALBANICE DOS SANTOS SOUZA" "autor_nome_curto" => "ALBANICE SOUZA" "autor_email" => "ba.nice@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }