Está pesquisa apresenta um Mapeamento Sistemático da Literatura (MSL), seguindo a metodologia proposta por Kitcherham et al., sobre os procedimentos de gestão e controle de participantes em programas institucionais de ensino, pesquisa e extensão, visando a aquisição de horas complementares no âmbito dos cursos de graduação nas instituições públicas federais. Segundo a Resolução CNE/CES nº 4, de 6 de abril de 2009, essas horas não podem ser maiores que 20% da carga horária do curso. A Universidade Federal Rural de Pernambuco por meio de sua Pró-Reitoria de Ensino de Graduação – PREG criou o Programa de Atividade de Vivência Interdisciplinar - PAVI, visando ampliar o campo de experiências dos/pelos alunos. O PAVI possibilita a contabilização das horas desenvolvidas nos locais das vivências interdisciplinares para as horas complementares dos cursos de graduação. Todavia, os sistemas de gestão acadêmica em uso na UFRPE não possuem um módulo que inclua as características pertinentes ao PAVI. Nosso interesse em utilizar o MSL incide não somente em levantar as propostas de programas institucionais discutidas na literatura, mas também, que ferramentas tecnológicas e modo de gestão dos mesmos, são utilizados para otimizar o controle de participantes em seus programas. Esta pesquisa é difundida dentro do programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância- PPGTEG/UFRPE. Espera-se que os resultados tragam impacto sobre a gerência do PAVI, mediados pelo uso das novas tecnologias da informação e comunicação e assim dar mais visibilidade e transparência para a comunidade interna e externa à UFRPE sobre o PAVI.