O presente trabalho tem como objetivo compartilhar as experiências de pesquisa e prática vivenciadas no contexto do Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) pelos discentes dos cursos de graduação em Letras - Português (Licenciatura) e Cinema e Audiovisual (Bacharelado) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O projeto intitulado “Cinema como cosmopoética e práticas decoloniais: experiências de interculturalidade crítica e desejos decoloniais no cinema” vem sendo realizado mediante leitura, análise e discussão de material teórico e fílmico, voltado para pensar as práticas e possibilidades outras do cinema no âmbito educacional, de forma a ressignificar a sua expressão e seus usos dentro dos espaços educativos, especialmente a sala de aula. Assim, partindo do pressuposto do cinema enquanto fenômeno artístico, da experiência sensível e cultural, queremos refletir sobre alguns procedimentos metodológicos empregues no contexto pedagógico, de maneira a (re)construí-los e sugerir novos caminhos e propostas de trabalho sob o olhar de práticas culturais, interculturais e decoloniais. Entendemos que o cinema pode ser um mecanismo articulador de identidades capaz de inventar e transformar realidades comuns através de alteridades que se encontram e se encerram. Nesse sentido, o desenvolvimento do projeto conta com estudos dos campos teórico-metodológicos de Cinema-Educação, Estudos Culturais e Estudos Decoloniais, por meio principalmente dos seguintes autores: Bergala (2008), Larrosa (2002), Rancière (2005) Shohat & Stam (2006) e Walsh (2009).