O novo Ensino Médio, estruturado a partir da alteração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 13.415/2017), ocasionou mudanças significativas na organização curricular do segmento. Nesse contexto, cabe destacar a inclusão da disciplina de Projeto de Vida que está relacionada a uma das Competências Gerais da BNCC. Essa competência abrange o trabalho em sala de aula com aspectos relacionados ao autoconhecimento, planejamento e estabelecimento de metas, compreensão do mundo do trabalho, dentre outros. Portanto, é notória a importância da disciplina para o processo formativo dos discentes, no que tange às suas características intrapessoais e interpessoais. Percebe-se ainda que a disciplina de Projeto de Vida tem sido ministrada em grande parte das instituições particulares por Psicólogos com experiências na área escolar. Nesse sentido, o presente artigo tem o objetivo de problematizar a atuação dos profissionais da área da Psicologia frente à disciplina de Projeto de Vida, tendo como base o percurso de atuação da autora do presente trabalho e as experiências adquiridas em sala de aula. Pretende-se, portanto, contextualizar sobre o quanto a Formação em Orientação Profissional e de Carreira torna-se relevante nesse âmbito, abordando também sobre os desafios e impasses encontrados no fazer cotidiano desses profissionais.