Atualmente, o PRP- (Programa de Residência Pedagógica) é uma ferramenta catalizadora na formação de professores, especialmente no curso de Letras da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Este estudo analisa a integração entre teoria e prática nesse programa, considerando sua importância para a qualidade da educação no Brasil. Logo evolução significativa que o PRP representa, fornecendo uma experiência prática catalizadora aos licenciando, como é destacada por Nóvoa (2008). Ademais, a necessidade de desenvolver habilidades pessoais e promover o trabalho em equipe entre os educadores é ressaltada por Nóvoa (2008), Placco e Souza (citados por Fontoura, 2017), e Imbernon (2010). Para tanto, desenvolveu-se pesquisas de campo, bibliográficas e entrevistas, proporcionando uma compreensão abrangente do PRP e seus impactos na formação de professores. Os resultados revelam a importância de integrar teoria e prática para promover um conhecimento dialético e articulado no processo de formação docente. Por meio deste estudo, compreende-se que o professor reflexivo deve basear suas ações na compreensão da estreita relação entre teoria e prática, de forma a compreender sua atuação docente, intervir nela e provocar mudanças significativas.