OS IMPACTOS DA PSICOGÊNESE DA LÍNGUA ESCRITA: NA ARTICULAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM.
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113928 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7205 "inscrito_id" => 16702 "titulo" => "OS IMPACTOS DA PSICOGÊNESE DA LÍNGUA ESCRITA: NA ARTICULAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM." "resumo" => "Esta pesquisa apresenta uma reflexão sobre a evolução psicogenética da escrita de alunos em seu processo de alfabetização em escolas públicas do Rio Grande do Norte. Do ponto de vista teórico, o trabalho está fundamentado, de forma basilar nas discussões de Ferreiro (2001), Soares (2001), Vygotsky (1998) e outros autores que contribuíram para a construção de novos saberes. O referido estudo tem como objetivo relatar, por meio de uma análise comparativa entre as produções escritas de dois alfabetizandos - uma criança e um jovem ou adulto - os dados de uma sondagem diagnóstica psicogenética dos níveis de conceituação da língua escrita na perspectiva de Emília Ferreiro, como também compreender as concepções teórico-metodológicas que subjazem à prática de ensino aprendizagem, uma vez que, todas as crianças e/ou jovem e adulto passam por diversas etapas, criando assim hipóteses regulares que dependem do momento vivenciado, evoluindo de uma etapa para outra quando a anterior for colocada em conflito. Evidencia-se assim que a alfabetização é construída ao longo de um processo e as instituições de ensino precisam intensificar uma prática pedagógica que promova o conhecimento sobre o uso social das práticas de leitura e escrita, pois será de suma relevância para o pensamento crítico-reflexivo no contexto atual. Conclui-se que não se deve mais alfabetizar mecanicamente, é preciso rever algumas concepções nas quais se apoiava o ensino, toda- via, sair de uma prática anterior para outro modelo de ensino, não se traduz por uma tarefa fácil, faz-se necessário compreender e refletir cuidadosamente acerca da qualidade da proposta de ensino e posteriormente escolher com qual se quer trabalhar. Assim, fica evidenciado que o papel do professor é ajudar as crianças na construção do saber. Tarefa difícil, mas que, em contrapartida, provoca enorme prazer." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID16702_TB7205_10062024214116.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LOUISE JAR PEREIRA DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "LOUISE" "autor_email" => "luli_jar@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113928 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7205 "inscrito_id" => 16702 "titulo" => "OS IMPACTOS DA PSICOGÊNESE DA LÍNGUA ESCRITA: NA ARTICULAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM." "resumo" => "Esta pesquisa apresenta uma reflexão sobre a evolução psicogenética da escrita de alunos em seu processo de alfabetização em escolas públicas do Rio Grande do Norte. Do ponto de vista teórico, o trabalho está fundamentado, de forma basilar nas discussões de Ferreiro (2001), Soares (2001), Vygotsky (1998) e outros autores que contribuíram para a construção de novos saberes. O referido estudo tem como objetivo relatar, por meio de uma análise comparativa entre as produções escritas de dois alfabetizandos - uma criança e um jovem ou adulto - os dados de uma sondagem diagnóstica psicogenética dos níveis de conceituação da língua escrita na perspectiva de Emília Ferreiro, como também compreender as concepções teórico-metodológicas que subjazem à prática de ensino aprendizagem, uma vez que, todas as crianças e/ou jovem e adulto passam por diversas etapas, criando assim hipóteses regulares que dependem do momento vivenciado, evoluindo de uma etapa para outra quando a anterior for colocada em conflito. Evidencia-se assim que a alfabetização é construída ao longo de um processo e as instituições de ensino precisam intensificar uma prática pedagógica que promova o conhecimento sobre o uso social das práticas de leitura e escrita, pois será de suma relevância para o pensamento crítico-reflexivo no contexto atual. Conclui-se que não se deve mais alfabetizar mecanicamente, é preciso rever algumas concepções nas quais se apoiava o ensino, toda- via, sair de uma prática anterior para outro modelo de ensino, não se traduz por uma tarefa fácil, faz-se necessário compreender e refletir cuidadosamente acerca da qualidade da proposta de ensino e posteriormente escolher com qual se quer trabalhar. Assim, fica evidenciado que o papel do professor é ajudar as crianças na construção do saber. Tarefa difícil, mas que, em contrapartida, provoca enorme prazer." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID16702_TB7205_10062024214116.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LOUISE JAR PEREIRA DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "LOUISE" "autor_email" => "luli_jar@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }