O presente estudo apresenta a importância da ludicidade na Educação Infantil e traz consigo o questionamento da possibilidade da criança aprender brincando. O objetivo geral deste trabalho é compreender sobre a importância dos jogos e das brincadeiras, numa perspectiva lúdica no processo de ensino aprendizagem da criança na Educação Infantil. Quanto aos objetivos específicos, buscamos identificar os benefícios da ludicidade em sala de aula e verificar quais são as dificuldades do professor da Educação Infantil para aplicar o lúdico em sua prática pedagógica. O estudo foi desenvolvido no âmbito da disciplina de Introdução ao Trabalho científico e a pesquisa em educação, do curso de Pedagogia, do Centro de Ciências da Educação, da Universidade Federal do Piauí. A escolha do tema se deu por meio da percepção de que a ludicidade tem grande influência sobre o valor formativo da criança, uma vez que estimula o psíquico e desenvolve diversas habilidades. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, a partir do levantamento teórico baseado em autores que defendem a importância do lúdico e sua aplicabilidade em sala de aula. Dentre esses autores destacamos França (2016), Santos (1997), Vygotsky (1998), Uchôa (2009), Reis (2014), entre outros. A partir do levantamento teórico abordado concluímos que é durante a brincadeira que há uma internalização e interpretação da criança do seu próprio pensamento, incentivando o seu olhar crítico. Além disso, essa prática também auxilia no desenvolvimento afetivo da criança com o mundo e com as pessoas à sua volta, contribuindo com a difusão de suas habilidades sociais. Ademais, refletimos acerca da exigência de uma formação íntegra do professor, que valorize e ensine técnicas de ensino lúdico que incentive o desenvolvimento da criança.