A modalidade de ensino à distância (EAD), apresenta características específicas, rompendo com a concepção da presença do aluno e do professor no processo de ensino- aprendizagem em um mesmo ambiente físico, a sala de aula. Para este ensino, o ato pedagógico é centrado no aluno, além de superar as distâncias culturais, sociais, tecnológicas e geográficas ainda existentes, possibilitando o acesso à formação de várias pessoas. Nesse sentido, objetiva-se refletir sobre os desafios e possibilidades a partir do ensino à distância – EAD na formação do profissional de saúde. Trata-se de uma revisão de literatura, utilizando assim, a busca de artigos nas bases de dados como, Scientific Electronic Library Online (Scielo), Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) E biblioteca virtual em saúde (BVS), durante os últimos 5 anos. Para a seleção dos artigos, foram utilizados os seguintes descritores: “Educação Superior”, “Educação a distância”, ‘Profissionais de Saúde e “Formação do Ensino Superior”, a partir das quais foram feitas distintas combinações. Como resultados e discussões, inicialmente, argumenta-se que a EAD possibilita a autoaprendizagem, por meio de auxílio de recursos didáticos organizados, apresentados em diferentes suportes de informação e meios de comunicação. Além disso, o EaD pode ser uma ferramenta utilizada na formação dos profissionais de saúde, em particular em nível de pós-graduação lato sensu, por se referir a uma estratégia inovadora, conectada às demandas da atualidade, capaz de facilitar o acesso ao conhecimento e, assim, transformar a realidade dos serviços de saúde. Portanto, a partir deste estudo, percebe-se a necessidade de desenvolver mais investigações que abordem a temática, pois os dados mostraram que as publicações ainda são escassas, fazendo-se necessárias maiores reflexões sobre a EAD na área de saúde.