Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PROFESSOR SUPERVISOR E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DOS BOLSISTAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111345
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3478
    "inscrito_id" => 11565
    "titulo" => "O PROFESSOR SUPERVISOR E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DOS BOLSISTAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA"
    "resumo" => "O Programa institucional de Bolsa de Iniciação à Docência é uma iniciativa essencial para o desenvolvimento da educação e da formação de professores sendo um programa vinculado a Capes/MEC, como objetivo de melhorar a formação dos alunos nos cursos de licenciatura. Segundo a portaria 096/2013 o Pibid visa “incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica; contribuir para a valorização do magistério; elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica”. Neste sentido o trabalho tem como objetivo analisar as contribuições do professor supervisor na formação inicial dos bolsistas do subprojeto interdisciplinar do Campus XX da Universidade do Estado da Bahia. Assim, a iniciativa encontrou suporte metodológico na abordagem qualitativa, com a pesquisa bibliográfica e de campo, utilizando como instrumentos de produção dos dados a observação e o questionário e como aporte teórico as concepções de Fazenda (2003), Gonçalves (2007), Garcia (1999), Gatti (2011 e 2014). Os participantes da pesquisa foram três professoras supervisoras que fazem parte do subprojeto. Os resultados demonstram que os professores supervisores tem grande importância, pois ao cumprir seu papel, não só ensina a prática escolar para os bolsistas do PIBID, como também evoluem em suas metodologias e participam mais ativamente do ambiente escolar, mostrando que o programa contribui para o desenvolvimento da formação inicial."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID11565_TB3478_27102024234653.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JACIARA DE OLIVEIRA SANT´ANNA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "JACIARA"
    "autor_email" => "jaciarasantanna@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111345
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3478
    "inscrito_id" => 11565
    "titulo" => "O PROFESSOR SUPERVISOR E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DOS BOLSISTAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA"
    "resumo" => "O Programa institucional de Bolsa de Iniciação à Docência é uma iniciativa essencial para o desenvolvimento da educação e da formação de professores sendo um programa vinculado a Capes/MEC, como objetivo de melhorar a formação dos alunos nos cursos de licenciatura. Segundo a portaria 096/2013 o Pibid visa “incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica; contribuir para a valorização do magistério; elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica”. Neste sentido o trabalho tem como objetivo analisar as contribuições do professor supervisor na formação inicial dos bolsistas do subprojeto interdisciplinar do Campus XX da Universidade do Estado da Bahia. Assim, a iniciativa encontrou suporte metodológico na abordagem qualitativa, com a pesquisa bibliográfica e de campo, utilizando como instrumentos de produção dos dados a observação e o questionário e como aporte teórico as concepções de Fazenda (2003), Gonçalves (2007), Garcia (1999), Gatti (2011 e 2014). Os participantes da pesquisa foram três professoras supervisoras que fazem parte do subprojeto. Os resultados demonstram que os professores supervisores tem grande importância, pois ao cumprir seu papel, não só ensina a prática escolar para os bolsistas do PIBID, como também evoluem em suas metodologias e participam mais ativamente do ambiente escolar, mostrando que o programa contribui para o desenvolvimento da formação inicial."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID11565_TB3478_27102024234653.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JACIARA DE OLIVEIRA SANT´ANNA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "JACIARA"
    "autor_email" => "jaciarasantanna@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O Programa institucional de Bolsa de Iniciação à Docência é uma iniciativa essencial para o desenvolvimento da educação e da formação de professores sendo um programa vinculado a Capes/MEC, como objetivo de melhorar a formação dos alunos nos cursos de licenciatura. Segundo a portaria 096/2013 o Pibid visa “incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica; contribuir para a valorização do magistério; elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica”. Neste sentido o trabalho tem como objetivo analisar as contribuições do professor supervisor na formação inicial dos bolsistas do subprojeto interdisciplinar do Campus XX da Universidade do Estado da Bahia. Assim, a iniciativa encontrou suporte metodológico na abordagem qualitativa, com a pesquisa bibliográfica e de campo, utilizando como instrumentos de produção dos dados a observação e o questionário e como aporte teórico as concepções de Fazenda (2003), Gonçalves (2007), Garcia (1999), Gatti (2011 e 2014). Os participantes da pesquisa foram três professoras supervisoras que fazem parte do subprojeto. Os resultados demonstram que os professores supervisores tem grande importância, pois ao cumprir seu papel, não só ensina a prática escolar para os bolsistas do PIBID, como também evoluem em suas metodologias e participam mais ativamente do ambiente escolar, mostrando que o programa contribui para o desenvolvimento da formação inicial.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.