O presente estudo teve como objetivo investigar quais os erros frequentes cometidos pelos estudantes em operações numéricas no que tange à radiciação. Investigou-se a resolução dada aos exercícios e teste, ambos aplicados a estudantes do 20 ano do técnico em informática integrado ao ensino médio do Instituto Federal Catarinense (IFC-CAS). Para analisar tais erros cometidos, as respostas escritas dos estudantes foram classificadas em categorias e classes, discutindo-se sobre as respostas à questões propostas à luz do referencial teórico adotado (CURY, 2008; LA TORRE, 2007). Foram inicialmente analisadas 30 escritas de estudantes; após, para dar consistência à investigação e corroborar os dados obtidos, complementou-se com a análise de respostas dadas a um teste, o qual foi aplicado com 61 estudantes. De acordo com o número de ocorrências, limitou-se uma análise qualitativa das respostas de uma das questões do teste. As soluções foram classificadas em 5 categorias de análise, logo após apresentou-se os tipos divididos em classes. Como conclusões tem-se que os erros cometidos pelo estudantes podem estar relacionados às operações numéricas envolvendo radiciação, no que tange à construção do conceito de número e operações. Considerou-se que, os erros dos estudantes encontrados na pesquisa podem ser tratados como estratégias de ensino para o aprendizado, tanto dos estudantes, quanto do professor.